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    Uber é processada por falta de carros para cadeirantes em Nova York

    DA REUTERS

    19/07/2017 11h39

    Seth Wenig/Associated Press
    FILE - In this Wednesday, March 15, 2017, file photo, a sign marks a pickup point for the Uber car service at LaGuardia Airport in New York. Uber's first report on employee diversity shows low numbers for women, especially in technology positions. Uber's report doesn't count drivers as employees. (AP Photo/Seth Wenig, File) ORG XMIT: NYBZ216
    Motorista da Uber em Nova York

    A Uber foi processada por grupos de direitos das pessoas com deficiência que disseram que a companhia viola as leis de direitos humanos de Nova York por não disponibilizar veículos acessíveis a deficientes físicos em quantidade suficiente.

    A ação coletiva proposta acusa a Uber de "discriminação generalizada e contínua" porque pessoas em cadeira de rodas podem usar apenas poucas dezenas dos mais de 58 mil veículos na cidade americana.

    Tendo em vista a crescente popularidade da Uber, isso "prejudica substancialmente" os benefícios do compromisso prévio da cidade de Nova York de tornar metade dos táxis amarelos acessíveis a cadeiras de rodas até 2020, disse a denúncia.

    "Os passageiros ou enfrentam grandes esperas ou não conseguem fazer as corridas", disse em entrevista Rebeca Serei, advogada da entidade Defensores dos Diretos da Deficiência. "A lei de direitos humanos reflete o compromisso do Conselho Municipal com a acessibilidade. A Uber claramente viola essa lei."

    Segundo a denúncia, a empresa oferece corridas acessíveis para cadeirantes apenas no UberWAV, mas menos de 100 carros da frota fornecem o serviço na cidade.

    O caso segue processos em Chicago e Washington que acusam o empresa de violar outras leis que protegem os deficientes.

    A Uber não respondeu de imediato os pedidos de comentários.

    E OS TÁXIS

    A campanha Táxis para Todos também seguiu nesta linha e liderou um processo de discriminação similar sobre os tradicionais táxis amarelos de Nova York, segundo o "New York Times".

    A ação fez com que um acordo exigisse que metade de todos os veículos fossem acessíveis para cadeiras de rodas até 2020.

    Hoje, existem 1.859 táxis amarelos e 655 táxis verdes acessíveis para cadeiras de rodas, que servem principalmente o norte de Manhattan e os outros bairros.

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