• Mercado

    Tuesday, 07-May-2024 07:06:50 -03

    Ação de tecnologia nos EUA bate recorde da era da bolha

    DO "FINANCIAL TIMES"

    20/07/2017 02h00

    Shannon Stapleton - 18.mai.12/Reuters
    ORG XMIT: SHN601 Facebook Inc. CEO Mark Zuckerberg is seen on a screen televised from their headquarters in Menlo Park moments after their IPO launch in New York May 18, 2012. Facebook Inc, began trading on the Nasdaq market on Friday, with its initial public offering at $38 a share, giving the world's No. 1 online social network a $104 billion valuation in the third largest offering in U.S. history. REUTERS/Shannon Stapleton (UNITED STATES - Tags: BUSINESS)
    O presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, após a oferta de ações da empresa na Bolsa de NY

    O setor de tecnologia dos EUA superou nesta quarta-feira (19) o pico atingido na era da bolha da internet pela primeira vez, com a demanda dos investidores carregando as ações de empresas como Facebook, Microsoft a territórios inexplorados.

    O índice de tecnologia da informação da S&P 500, que incorpora as ações das maiores empresas do setor, subiu pelo nono dia consecutivo e fechou com 0,6% de alta, em 992,29 pontos, superando o recorde anterior (988,49 pontos), estabelecido em 27 de março de 2000.

    O crash das ações de tecnologia no início do século e a recuperação subsequente do setor vieram acompanhados por fortes mudanças.

    O mais recente período de alta está sendo alimentado pelo entusiasmo dos investidores por um setor que está expandindo seu lucro rapidamente, a despeito do desempenho tépido da economia americana como um todo.

    "Os modelos de negócios das principais empresas de tecnologia estão entre os melhores que já vimos", disse Rahul Narang, administrador de investimentos da Columbia Threadneedle.

    O índice de tecnologia da S&P 500 chegou a cair em mais de 80% ante o pico de março de 2000, quando muitas jovens empresas do Vale do Silício terminaram quebrando. Há 17 anos, Microsoft, Cisco, Intel, Oracle e Alcatel-Lucent eram as maiores companhias do setor norte-americano de tecnologia.

    Embora a Microsoft continue a fazer da lista, foi ultrapassada por Apple e Alphabet (dona do Google), e as três agora têm a companhia do Facebook e Visa.

    "Não é o mesmo mercado do passado. Não estamos mais na virada do milênio", disse Howard Silverblatt, analista na S&P Dow Jones Indices. "Hoje se pode calcular a razão entre preço e lucro para essas ações, enquanto em 2000 nenhuma empresa estava faturando."

    O índice S&P 500 IT é o indicador mais puro das empresas de tecnologia de alta capitalização, nos EUA.

    O índice composto Nasdaq, que acompanha todas as ações da Bolsa Nasdaq, na qual a tecnologia tem peso muito grande, já havia superado em 2015 seu pico da era da bolha da internet.

    A tecnologia da informação (setor que, sob a classificação da S&P, não inclui a Amazon) vem tendo desempenho melhor que os demais índices dessa Bolsa americana. Subiu mais de 23%, ante a alta de 10% do mercado como um todo.

    As ações de tecnologia se beneficiaram da discórdia em Washington. Com o ceticismo dos investidores quanto à realização de uma reforma tributária significativa e de fortes investimentos em infraestrutura neste ano, eles optaram por adquirir ações de empresas do setor.

    Mais de US$ 9 bilhões foram injetados em fundos de ações de tecnologia norte-americanos neste ano.

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024