• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 05:55:05 -03

    Trem subterrâneo quer ligar NY a Washington em meia hora

    DA REUTERS

    20/07/2017 22h25

    Bret Hartman / TED
    Elon Musk em conferência em Vancouver
    O empresário Elon Musk, presidente da Tesla e da SpaceX, em conferência em Vancouver

    O empresário de tecnologia Elon Musk disse que recebeu aprovação "verbal" para começar a construir um sistema de transporte subterrâneo de alta velocidade conectando Nova York e Washington, que poderia reduzir o tempo de viagem entre as duas cidades norte-americanas para cerca de meia hora.

    Musk, presidente-executivo da fabricante de carros elétricos Tesla e da SpaceX (foguetes especiais), procura revolucionar o transporte enviando passageiros e cargas em viagens por meio de um sistema interurbano de tubos gigantes de baixa pressão conhecido como "hyperloop".

    O executivo recentemente iniciou um projeto, a Boring Company, para construir túneis de transporte para o sistema, que, segundo ele, seria muito mais rápido que os trens atuais de alta velocidade.

    Em sua conta no Twitter, ele afirmou que "acabou de receber a aprovação verbal do governo para a Boring Company construir um hyperloop subterrâneo". Segundo ele, a estrutura sairia de Nova York e passaria por Filadélfia e Baltimore antes de chegar a Washington, em 29 minutos.

    O trem Acela de alta velocidade da Amtrak leva cerca de três horas para fazer a viagem entre as duas cidades, se não tiver atrasos.

    Sem esclarecer, Musk também tuitou que o primeiro conjunto de túneis seria para "aliviar o maior congestionamento urbano de Los Angeles", acrescentando que a empresa "provavelmente" construirá um hyperloop de Los Angeles para San Francisco e outro no Texas.

    Ele disse que há "muito trabalho" para ser feito antes da aprovação formal, mas afirmou que estava otimista.

    Sinalizando que os tuítes de Musk podem ser prematuros, o secretário de imprensa do prefeito de Nova York, Bil de Blasio, respondeu no Twitter: "Isso é novidade para a prefeitura".

    Ao viajar em tubos de vácuo com amortecedores magnéticos, os trens evitariam a desaceleração pela pressão do ar ou pelo atrito das rodas com os trilhos, tornando-os mais rápidos e mais baratos de operar, de acordo com os seus defensores.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024