• Mercado

    Sunday, 28-Apr-2024 22:41:03 -03
    Guia da Micro, Pequena e Média Empresas (MPME)

    Diária de hotel fracionada ajuda a economizar em viagem corporativa

    GILMARA SANTOS
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    23/07/2017 02h00

    Bruno Santos/Folhapress
    Matheus Janjão, no escritório da HotelQuando, em SP
    Matheus Janjão, no escritório da HotelQuando, em SP

    Reserva fracionada de quartos de hotel e acompanhamento em tempo real de preços de passagens são saídas para cortar gastos com viagens corporativas.

    A plataforma HotelQuando, por exemplo, permite o agendamento por hora, em vez de diária. Segundo pesquisa realizada pela empresa, 40% das viagens corporativas no país demandam só uma noite de hospedagem.

    A ClickBus, portal de venda de passagens de ônibus, passou a reservar quartos nessa modalidade.

    "Alguns funcionários da ClickBus viajam até quatro vezes por semana. A reserva de hotel por hora garantiu uma economia de 40% nas nossas despesas com hospedagem", afirma o executivo Marcel Bianchi.

    Fundada há três anos, a HotelQuando tem mil empresas cadastradas e realiza até 5.500 reservas por mês.

    É possível fazer agendamentos por três, seis, nove ou 12 horas. A taxa cobrada pela empresa gira em torno de R$ 20. Para Matheus Janjão, diretor da companhia, a economia pode chegar a 60%, na comparação com a diária.

    TEMPO REAL

    Na Intercan, a aposta é no sistema que permite o acompanhamento em tempo real dos preços de passagens aéreas. Para garantir agilidade, o funcionário da empresa não precisa passar por outra pessoa, como um profissional de vendas, para realizar a compra do bilhete.

    "Alguns clientes já reportaram economia de até 20% na compra de passagem aérea", afirma o responsável pelo desenvolvimento de novos negócios da Intercan, Fabrício Gabrielli.

    Já a Viajor investe na gestão de deslocamento via software. O público são empresas pequenas que têm grande volume de viagens.

    "Fazemos todo o planejamento e roteirização, normalmente com um serviço integrado com a agência de viagem", diz uma das fundadoras da Viajor, Daniele Amaro.

    Segundo Amaro, o próprio funcionário se torna o comprador, já que o programa permite fazer a comparação on-line dos preços de várias companhias aéreas, hotéis e locadoras de veículos.

    "Além disso, o viajante reduz etapas de aprovação, desde que atenda às regras determinadas pela política de viagem da empresa."

    No fim, a economia depende da maleabilidade da empresa para a compra dos produtos. Quanto mais flexível, permitindo a compra de passagens em prazos mais curtos, por exemplo, menor será a redução de custos. "A economia varia entre 15% e 30%", diz Amaro.

    ROTINA DE VIAGEM

    Para reduzir os custos das empresas na estrada, a Globalis, empresa do grupo Flytour especializada na área corporativa, faz uma análise da rotina de viagem da companhia e estuda toda a movimentação, para chegar nas melhores opções de transporte, traslado e hospedagem.

    "Fazemos um mapeamento e conseguimos identificar onde está o escape de recursos da empresa", afirma o diretor-executivo da Globalis, Reginaldo Albuquerque.

    A concentração de negócios em uma companhia aérea ou em poucos hotéis, por exemplo, pode garantir desconto de até 15%.

    "Além disso, trabalhamos com os chamados acordos compartilhados para as pequenas empresas que não têm volume tão alto para garantir preços menores", acrescenta Albuquerque.

    Nesse modelo, a Globalis repassa seus descontos para os pequenos clientes.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024