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    Cade aprova compra de marca britânica The Body Shop pela Natura

    DA REUTERS

    25/07/2017 12h12

    Leonhard Foeger/Reuters
    FILE PHOTO: The logo of British cosmetics and skin care company The Body Shop is seen outside a store in Vienna, Austria, June 4, 2016. REUTERS/Leonhard Foeger/File Photo ORG XMIT: KPW507
    Fachada de unidade em Viena, na Áustria, da britânica The Body Shop

    O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a aquisição da marca britânica The Body Shop pela fabricante brasileira de cosméticos Natura sem restrições, segundo despacho publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (25).

    A Natura entrou no início de junho em negociações exclusivas com o grupo francês L'Oreal para compra de 100% da The Body Shop por € 1 bilhão, pagos integralmente.

    A empresa concluiu a aquisição em 26 de junho, mas a operação ainda estava condicionado à aprovação da autoridades regulatórias no Brasil e nos Estados Unidos.

    De acordo com parecer técnico divulgado no site do Cade, o negócio não gera preocupações concorrenciais, uma vez que a participação de mercado conjunta das empresas após a operação é inferior a 20%.

    O documento cita, ainda, que o único segmento em que a participação conjunta seria superior a 20% é o de fragrâncias, mas a Natura já detinha mais que isso do mercado e o incremento trazido pela The Body Shop será "insignificante".

    A operação também não deve afetar a distribuição de cosméticos e produtos de cuidados pessoais ou o acesso de fornecedores a canais de varejo porque Natura e The Body Shop dispõem de estrutura exclusiva de distribuição, conforme o parecer técnico.

    Segundo João Paulo Ferreira, presidente da Natura, o negócio permite que a empresa atinja três objetivos estratégicos de uma vez: internacionalização, diversificação de produtos e canais de venda, e construção de um grande grupo de marcas globais.

    O executivo ressaltou as semelhanças entre as duas empresas, que compartilham o discurso em defesa de desenvolvimento socioambiental sustentável e uso de matérias-primas naturais, eixos centrais do marketing de ambas.

    A The Body Shop, com presença em 66 países, vai ampliar o alcance internacional da Natura.

    A expansão da companhia no exterior já vinha crescendo com a incorporação da australiana Aesop em 2013, que hoje tem lojas em 20 países. Com a bandeira da própria Natura, a empresa inaugurou uma loja em Nova York em maio deste ano e outra em Paris no ano passado. Ela também tem lojas físicas em países como Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru e expande suas operações de comércio eletrônico fora do Brasil.

    Segundo a brasileira, a integração da marca britânica deve resultar em um faturamento de R$ 11,5 bilhões para a companhia –um aumento de 45% sobre a receita líquida de 2016.

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