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    Queda nos preços do cacau deve impulsionar indústria do chocolate

    DO "FINANCIAL TIMES"

    30/07/2017 02h00

    Newton Santos/Hype
    Indústria do chocolate deve ter retomada com queda dos preços do cacau
    Indústria do chocolate deve ter retomada com queda dos preços do cacau

    As vendas mundiais de chocolate estão perto de uma retomada, com o estímulo que a inovação do setor e a queda nos preços do cacau estão propiciando ao setor, prevê o presidente-executivo da maior fornecedora mundial de chocolate e derivados.

    Antoine de Saint-Affrique, presidente da suíça Barry Callebaut, disse que as vendas se aceleraram nos últimos meses e vão voltar ao "ritmo normal" de crescimento.

    "Do ponto de vista da dinâmica do mercado, estou absolutamente convencido de que o pior já passou."

    Os fabricantes mundiais de doces e chocolates, muitos dos quais são clientes da Barry Callebaut, foram prejudicados nos últimos anos pela tendência da alimentação saudável e pela alta do cacau.

    O mercado global de chocolate para uso industrial sofreu queda de volume de 1,5% em 2015 e 0,4% em 2016, diz a consultoria Euromonitor.

    Agora, os preços do cacau caíram 40% em 12 meses após boas safras nos principais produtores.

    "Estamos repassando as altas e as quedas de preços aos nossos clientes", disse Saint-Affrique, embora deva levar tempo para que o consumidor sinta a mudança no bolso. "Por isso digo que me sinto bastante otimista."

    Ele espera que os fabricantes de chocolates ofereçam mais descontos e promoções para "incendiar" o mercado. "Devemos retomar o ritmo de crescimento que era normal, de entre 1% e 2% ao ano."

    As quedas de preços seriam apenas um dos fatores que promovem a recuperação. A inovação seria outro: por exemplo barras de cereais recobertas de chocolate. Neste mês, a Nestlé anunciou a inauguração de uma nova fábrica no Japão para expandir a produção das barras de chocolate KitKat em sabores como pistache e amoras.

    A Barry Callebaut expandiu a produção de chocolate "resistente ao calor", visando países mais quentes.

    Os fabricantes de chocolates também podem se expandir a novos mercados, disse Saint-Affrique. "Ainda há muitos lugares onde as pessoas estão no estágio de descoberta do chocolate."

    Jean-Philippe Bertschy, analista da Vontobel, disse que a projeção de crescimento feita por Saint-Affrique era "um tanto agressiva". "É claro que existe potencial de crescimento significativo nos mercados emergentes, mas a China vem sendo um mercado muito desafiador até agora."

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

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