• Mercado

    Tuesday, 30-Apr-2024 19:03:26 -03

    Fundos simples, voltados a pequeno investidor, têm ganho decepcionante

    DANIELLE BRANT
    DE SÃO PAULO

    31/07/2017 02h00

    Fernando Frazão - 24.jul.2012/Folhapress
    Fundos simples ainda decepcionam no quesito rentabilidade, mostra ranking
    Fundos simples ainda decepcionam no quesito rentabilidade, mostra ranking

    Pensados como uma porta de entrada para o universo de fundos de investimentos, os fundos simples ainda decepcionam no quesito rentabilidade. No primeiro semestre, apenas um conseguiu ter ganho maior que o CDI, a taxa de referência para aplicações conservadoras.

    O CDI acumulado até junho foi de 5,61%. O único dentre os dez considerados no ranking da Comdinheiro que superou esse percentual foi o da XP.

    Quando criados, os fundos simples tinham como objetivo atrair principalmente aplicadores conservadores, como quem deixa dinheiro na poupança. A caderneta rendeu 3,5% no semestre.

    Esse fundo é obrigado a investir ao menos 95% de seu patrimônio em títulos do governo ou papéis emitidos por empresas que tenham o mesmo patamar de risco do país.

    "É o primeiro contato para o investidor que nunca aplicou em fundos. Na nossa visão, deveria ser o primeiro contato com aplicações financeiras", afirma o gestor do fundo da XP, Fausto Silva.

    Com pouca flexibilidade para diversificar a carteira, o diferencial acaba sendo a taxa de administração. No ranking da Comdinheiro, os três mais bem colocados têm taxa de administração igual ou inferior a 0,5% ao ano.

    "É uma carteira bem mais conservadora. Tem custo baixo e baixa volatilidade, o que possibilita estimular a formação de poupança no país", diz Alenir Romanello, diretora da Anbima (associação das entidades de mercado).
    Para Eduardo Penido, gestor do fundo da Opportunity, o produto é "excelente aplicação para manutenção do capital de curto prazo".

    Folhainvest

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024