• Mercado

    Sunday, 28-Apr-2024 00:11:07 -03

    FGTS

    Prazo para sacar FGTS termina nesta segunda; veja como receber o dinheiro

    DE SÃO PAULO

    31/07/2017 02h00

    Termina nesta segunda (31) o prazo para sacar dinheiro das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), independente do mês em que o dinheiro foi liberado para o trabalhador.

    Também nesta segunda, a Caixa Econômica Federal, que administra o FGTS, explicará quais serão as exceções para saques fora do prazo.

    Na semana passada, o presidente Michel Temer assinou decreto que permite saques fora do prazo em situações excepcionais, como o de pessoas que tiveram doenças graves e perderam o prazo para sacar por causa disso.

    Em casos assim, serão aceitos pedidos de de retirada do dinheiro até o fim de 2018.

    Até 19 de julho, cerca de 5 milhões de trabalhadores ainda não haviam sacado suas contas. O valor disponível para saque era de cerca de R$ 800 milhões dos R$ 43,6 bilhões disponíveis para resgate entre março e este mês.

    São consideradas inativas as contas associadas a empregos anteriores a 31 de dezembro de 2015, dos quais o trabalhador pediu demissão ou foi demitido por justa causa.

    Quem teve problemas por causa de erros do empregador precisa levar o termo de rescisão do contrato de trabalho a uma agência até esta segunda-feira. Nesses casos, o documento é indispensável para a liberação do dinheiro.

    FGTS

    *

    Veja abaixo perguntas e respostas sobre como sacar o dinheiro.

    O que é preciso para sacar o FGTS inativo?

    Ter contratos de trabalhos antigos, dos quais pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015.

    O prazo para saque das contas inativas se encerra em 31 de julho. Depois disso, o dinheiro só poderá ser acessado seguindo as regras gerais do fundo de garantia, como a compra da casa própria, na aposentadoria ou em caso de doenças graves.

    O dinheiro pode ser transferido para outro banco?

    Sim. A transferência é gratuita. Durante o horário bancário, as transferências são feitas via TED, e o dinheiro cai na conta no mesmo dia. Se for feito DOC, o dinheiro fica liberado no dia útil seguinte.

    O prazo de retirada é o mesmo para todos os clientes, e funcionários do banco não têm o poder de antecipar ou atrasar a liberação do dinheiro.

    O atendente pode oferecer produtos da Caixa quando eu for sacar o benefício?

    Sim. No entanto, ele não pode condicionar a retirada do dinheiro à compra de serviços do banco.

    Quando oferecer o produto, ele é obrigado a explicar todos os custos envolvidos em produtos financeiros e condições de carência, caso o cliente desista da compra, seja um seguro, um plano de previdência privada ou algum tipo de investimento.

    Contratei um serviço que não desejava. O que eu faço?

    É preciso fazer uma reclamação nos canais de atendimento (fale-conosco.caixa.gov.br ou 0800-726-0101).

    A queixa também pode ser feita na ouvidoria (0800-725-7474).

    É possível entrar com uma reclamação nos Procons, que ajudam no reembolso do valor cobrado.

    Cadastre sua queixa no Banco Central (ligue 145).

    Tentei e não consegui sacar o FGTS. Vou ficar sem o dinheiro?

    Há dois casos distintos. Quem não conseguiu sacar o dinheiro porque o empregador não deu baixa na carteira precisa levar o termo de rescisão de contrato de trabalho até o dia 31.

    Já quando há um problema na Caixa, o trabalhador poderá receber depois do prazo se fizer o pedido até o fim do mês. Depois, a Caixa terá mais um mês para solucionar o problema.

    Devo sacar o FGTS inativo?

    Sim. O dinheiro parado no FGTS tem rentabilidade baixa (de 3% ao ano mais TR), abaixo da inflação.

    Mesmo na poupança, que é considerada uma opção ruim de investimento por especialistas, o dinheiro renderia mais -6,17% ao ano mais a TR.

    Se o objetivo for usar o dinheiro para a compra da casa própria, juntar dinheiro vai ser mais fácil se ele render mais.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024