• Mercado

    Sunday, 28-Apr-2024 17:39:37 -03

    Ministro do Planejamento não descarta revisão da meta fiscal

    FLAVIA LIMA
    DE SÃO PAULO

    04/08/2017 10h56

    Pedro Ladeira/Folhapress
    Governo tomará 'providências cabíveis' sobre reforma trabalhista, diz ministro
    Dificuldades fiscais vão permanecer apesar da retomada do crescimento, diz ministro

    O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, afirmou nesta sexta (4), que as dificuldades fiscais vão permanecer apesar da retomada do crescimento, e que a possibilidade de uma revisão da meta fiscal vai ser avaliada nas próximas semanas. Hoje, o objetivo do governo é entregar um deficit primário de R$ 139 bilhões.

    O ministro, que participou de evento na Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), disse que uma das explicações para a dificuldade de recompor receitas é que os setores que estão à frente da reação da atividade têm baixa arrecadação, como os segmentos agrícolas e de exportação.

    Segundo Oliveira, há uma "frustração continuada de receitas", como o observado no resultado da segunda rodada da repatriação de recursos externos. Isso acaba impondo "dificuldades", disse.

    O ministro excluiu, no entanto, a possibilidade de a meta primária ser substituída neste ano pelo teto estipulado para os gastos, o que daria uma folga maior ao governo.

    "Isso não é viável do ponto de vista jurídico e nem existe essa discussão", afirmou.

    Quanto a novos aumentos de tributos, disse que a equipe avalia as circunstâncias e as medidas adotadas serão anunciadas assim que houver decisão.

    PREVIDÊNCIA

    Oliveira disse que acha factível o prazo mencionado na quinta (3) pelo ministro Henrique Meirelles para a aprovação da reforma da Previdência nas duas casas – até outubro –,e disse que a reforma continua sendo a agenda principal da área econômica do governo.

    "Vamos tratar da questão dos tempos e dos momentos nas próximas semanas com as lideranças do Congresso", afirmou.

    "A reforma é fundamental para a continuidade do crescimento econômico."

    Ele também disse que o placar no Congresso sobre o afastamento da denúncia do presidente Michel Temer mostrou força "muito grande do governo", e oferece segurança para avançar nas reformas.

    Oliveira disse que o PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre será neutro e a retomada do emprego se fortalecerá no próximo ano.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024