• Mercado

    Friday, 03-May-2024 07:03:18 -03

    Criadores digitais

    Google inaugura estúdios para incentivar youtubers no Rio

    AMON BORGES
    DE SÃO PAULO

    06/08/2017 02h00

    O Google inaugura nesta segunda-feira (7) o YouTube Space na zona portuária do Rio. A nova área controlada pelo gigante da tecnologia ocupa um dos galpões do Porto Maravilha (região central da cidade) com cerca 3.000 metros quadrados e serve como "a nova casa de criadores de vídeo", segundo a empresa.

    A ideia é disponibilizar o espaço para produtores de conteúdo se desenvolverem e fornecerem vídeos cada vez mais bem acabados e de qualidade. Esse ponto faz parte da estratégia do Google para o YouTube crescer com cada vez mais apoio de parceiros comerciais.

    Para isso, os youtubers contarão com três estúdios, captação de áudio profissional e inúmeras possibilidades com vídeo, incluindo transmissão ao vivo com múltiplas câmeras.

    Também haverá salas de pós-produção, um lounge para eventos e duas salas de aula, já que treinamentos e workshops estarão na agenda do espaço

    "Além do auxílio de nossa equipe técnica, os criadores no Space vão contar com um grande conjunto de câmeras 4K [altíssima resolução], câmeras de cinema e câmeras e workshops para vídeos 360º", afirma Cauã Taborda, gerente de comunicação do YouTube no Brasil.

    "Teremos inúmeras oportunidades de troca de informações e aprendizado com profissionais experientes da indústria", diz Taborda.

    Quem quiser participar das palestras e dos treinamentos precisa de pelo menos mil inscritos em um canal do YouTube, enquanto os criadores que desejarem reservar um estúdio têm de contar com um público de no mínimo 10 mil.

    "O cinema e a música estão estourando no Rio e nós esperamos trazer ainda mais oportunidades de criatividade e empreendedorismo para a comunidade brasileira de criadores", ressalta Taborda.

    O Google vislumbra um enorme potencial na capital fluminense. "uma nova geração de youtubers poderá iniciar sua jornada de sucesso e programar os próximos passos de seus canais."

    PELO MUNDO

    No Brasil, além do Rio de Janeiro, São Paulo também já conta com um YouTube Space com estúdios e palestras, nas dependências do Instituto Criar, fundado em 2003 pelo apresentador da TV Globo Luciano Huck.

    A nova versão carioca entra no grupo de outras oito cidades pelo mundo com esse tipo de serviço e instalações: Nova York, Los Angeles (nos Estados Unidos), Berlim (Alemanha), Londres (Inglaterra), Paris (França), Tóquio (Japão), Toronto (Canadá) e Mumbai (Índia).

    De acordo com o Google, desde março de 2015, criadores filmando em Spaces de todo o mundo produziram mais de 10 mil vídeos, os quais atingiram mais de 1 bilhão de visualizações e somaram mais de 70 milhões de horas de exibição.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024