• Mercado

    Tuesday, 30-Apr-2024 15:03:08 -03

    Gigante do comércio virtual quer vender carro em máquina automática

    DO "FINANCIAL TIMES"

    06/08/2017 02h00

    Roslan Rahman/AFP
    Prédio em forma de "vending machine" de carro em Cingapura
    Prédio em forma de "vending machine" de carro em Cingapura

    Uma lata de refrigerante, um maço de cigarros... e um Maserati zero-quilômetro. O grupo chinês Alibaba está aumentando as apostas no mundo das máquinas de venda automática ao prometer fazer da compra de um carro uma operação tão fácil quanto adquirir uma lata de Coca-Cola.

    Os compradores poderão estudar os carros à venda em seus smartphones, apertar o botão de compra, e o carro será entregue no nível térreo de uma torre de exposição. A megamáquina de venda automática deve entrar em operação em 2018.

    A Alibaba, gigante do comércio eletrônico, não será a primeira empresa a vender carros com uma máquina automática. A Autobahn Motors, loja de carros usados em Cingapura, inaugurou um showroom futurista com 15 andares de altura, em dezembro, e o definiu como "a primeira máquina automática de venda de carros de luxo". Depois, a Carvana criou versões mais modestas da ideia no Tennessee e no Texas.

    Gary Hong, gerente-geral da Autobahn Motors, disse que as vendas da loja haviam subido em 30% ao ano, para cerca de 130 veículos de luxo, depois da mudança.

    O modelo de negócios reduz custos, como o pessoal necessário para guardar os carros e para mantê-los limpos e reluzentes.

    Quando o comprador seleciona um carro, diz Hong, são necessários apenas dois minutos para que ele seja baixado da torre –e o novo proprietário passa esse tempo assistindo a um vídeo de instrução.

    "O veículo sempre aparece sob a melhor luz devido aos nossos holofotes", disse.

    "É como ir a um a joalheria ou a uma loja da Apple."

    Os carros são bem iluminados na mistura de edifício e máquina de venda e são visíveis da rua por meio de vitrines que se estendem do chão ao teto.

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024