• Mercado

    Friday, 03-May-2024 05:44:39 -03

    Mazda anuncia motor a gasolina mais econômico e menos poluente

    DA REUTERS

    08/08/2017 12h16

    Divulgação
    Mazda quer vender a partir de 2019 carros equipados com motores de ignição por compressão
    Mazda quer vender a partir de 2019 carros equipados com motores de ignição por compressão

    A Mazda afirmou nesta terça-feira (8) que vai se tornar a primeira montadora de veículos do mundo a comercializar um motor a gasolina que usa tecnologia que rivais maiores estão tentando desenvolver há décadas, em uma virada em uma indústria que está cada vez mais migrando para a eletricidade.

    A montadora japonesa planeja vender carros a partir de 2019 equipados com motores de ignição por compressão, um tipo de motor mais limpo e eficiente que tem sido perseguido por rivais como Daimler e General Motors.

    "É um importante avanço", disse Ryoji Miyashita, presidente da companhia de engenharia automotiva AEMSS.

    O anúncio coloca motores tradicionais no centro da estratégia da Mazda e acontece alguns dias depois de a companhia ter afirmado que vai trabalhar com a Toyota no desenvolvimento de veículos elétricos.

    "Eletrificação é necessária, mas o motor de combustão deve vir primeiro", disse o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Mazda, Kiyoshi Fujiwara, a jornalistas.

    Um motor de compressão de carga homogênea (HCCI, na sigla em inglês) detona a gasolina pela compressão, eliminando a necessidade de velas. A economia de combustível dessa tecnologia se equipara potencialmente ao motor a diesel sem altas emissões de gases poluentes.

    O motor da Mazda usa velas em algumas situações, como em baixas temperaturas, para superar os obstáculos técnicos que têm impedido a comercialização dessa tecnologia.

    Segundo a montadora japonesa, o motor equipado com a tecnologia será 20% a 30% mais eficiente que seu modelo atual. A empresa não tem planos de fornecer o motor para outras montadoras de veículos, disse o vice-presidente da Mazda, Akira Marumoto.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024