• Mercado

    Saturday, 27-Apr-2024 11:39:26 -03

    Apesar de combustível e luz, inflação fica abaixo do piso da meta pela 1ª vez

    LUCAS VETTORAZZO
    DO RIO

    09/08/2017 09h20 - Atualizado às 21h25

    Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas
    Consumo de combustíveis cresce em fevereiro, diz ANP
    Posto em São Paulo; alta nos preços de combustíveis pressionou a inflação de julho

    Sob impacto do aumento dos combustíveis e da energia elétrica, o país deixou para trás a deflação de junho e voltou a registrar inflação. O IPCA avançou 0,24% em julho, após a variação negativa de 0,23% no mês anterior.

    Ainda assim, em 12 meses, a inflação ficou abaixo do piso de meta do governo pela primeira vez em dez anos. A taxa, de 2,71%, é a menor desde fevereiro de 1999.

    Analistas dizem que a inflação em 12 meses chegou a seu patamar mais baixo e que a tendência é de aceleração ao longo do ano.

    Inflação - Variação do IPCA, em %

    A perspectiva é de alta, principalmente em agosto. Os itens que mais pressionaram o indicador continuarão subindo de preço.

    Menores preços de combustíveis, energia elétrica e alimentos haviam derrubado o índice em junho, quando o país teve a primeira deflação desde 2006. No mês seguinte, os salvadores da pátria passaram à condição de vilões —com exceção para o grupo de alimentos, que continuou em queda.

    O governo autorizou em 21 de julho o aumento da alíquota de PIS e Cofins sobre combustíveis. Os dez dias de vigência da medida foram suficientes para elevar o preço da gasolina em 1,06% e do etanol em 0,73%.

    Agosto irá refletir a alta cobrada ao longo do mês completo, o que não ocorreu em julho. Para a LCA Consultoria, por exemplo, a inflação da gasolina deve chegar a 9% em agosto.

    O aumento fez a consultoria rever a previsão do IPCA do mês, para 0,55%, com o ano encerrando em 3,70% —índice mais baixo que o centro da meta, de 4,5%, mas acima do piso, de 3%.

    A energia elétrica teve impacto em julho da mudança da bandeira tarifária da cor verde (sem sobretaxa) para a amarela e foi o item de maior alta, de 6%. Sozinho, representou 0,2 ponto percentual da inflação de 0,24% do mês. Em agosto, a bandeira é vermelha patamar 1 (ou rosa), que é ainda mais cara.

    Para o economista Cristiano Oliveira, do Banco Fibra, os bons resultados dos últimos três meses não devem se repetir. "A forte desaceleração de maio, junho e julho teve um caráter excepcional. O índice continuará baixo porque a base de comparação é alta, mas sem dúvida terá uma ligeira aceleração daqui para a frente."

    Algo que leva os economistas a prever alta da inflação nos próximos meses é que a queda dos alimentos não deve continuar. O fim do ano é período em que há aumento. Questões climáticas impediram a alta no fim de 2016, cenário que não deve se repetir.

    Inflação nas regiões - Em %

    Inflação - Variação por grupo

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024