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    Renault-Nissan e Dongfeng vão produzir carro elétrico na China

    DO "FINANCIAL TIMES"

    29/08/2017 10h53

    A Renault-Nissan Alliance anunciou planos para produzir carros elétricos na China em parceria com a montadora local Dongfeng Motor, em um acordo que verá as montadoras estrangeiras integrando operações com um parceiro chinês em escala sem precedentes.

    O empreendimento também é parte de uma corrida das montadoras de automóveis estrangeiras para produzir veículos elétricos na China, o maior mercado mundial para automóveis acionados por baterias.

    A nova joint venture, chamada eGT New Energy Automotive, projetará um novo veículo elétrico desenvolvido conjuntamente pelas três companhias com base na plataforma de um utilitário esportivo da Renault-Nissan Alliance, de acordo com um comunicado da Renault à imprensa.

    "A plataforma compartilhada é a notícia, nesse caso, porque representa um avanço que outras montadoras estrangeiras não fizeram", disse Bill Russo, antigo executivo da Chrysler que hoje dirige a consultoria Gao Feng Advisory, em Xangai.

    As empresas estrangeiras costumam hesitar em compartilhar tecnologia com grupos chineses por medo de que seja roubada.

    No entanto, a Renault-Nissan já vem trabalhando com a Dongfeng há anos na produção de veículos com motores de combustão interna, o que deve atenuar as preocupações, disse uma pessoa informada sobre o acordo.

    Porta-vozes da Renault-Nissan em Tóquio e Paris explicaram que a joint venture em si produziria o veículo elétrico que é o objeto do acordo.

    Cada membro da parceria —Dongfeng, Renault e Nissan— poderá usar a plataforma para produzir modelos próprios, e usar suas marcas quando o fizer. O montante do investimento pelos três parceiros não foi revelado.

    Zhu Yanfeng, presidente do conselho da Dongfeng, descreveu a joint venture como "um modelo de negócios inovador".

    "Antecipamos atender à tendência de transformação no mercado da China, onde os carros estão se tornando leves, elétricos, interconectados e compartilhados", ele disse.

    Carlos Ghosn, presidente-executivo e do conselho da Renault-Nissan Alliance, disse que o acordo "confirma nosso compromisso comum para com o desenvolvimento de veículos elétricos competitivos para o mercado chinês".

    As montadoras de automóveis internacionais precisam formar joint ventures com fabricantes locais de carros para fazer negócios na China. E vem acontecendo uma alta no número de joint ventures cujo foco exclusivo são os veículos elétricos.

    Isso se deve principalmente a regulamentações do governo chinês que entrarão em vigor no ano que vem, e dispõem que todas as montadoras produzam uma cota de veículos elétricos, ou adquiram licenças de emissão de poluentes, dizem analistas.

    QUALIDADE DO AR

    O governo chinês está ávido por melhorar a qualidade do ar nas grandes cidades do país, e para reduzir a dependência da China quanto ao petróleo estrangeiro.

    Xing Lei, editor da "China Automotive Review", disse que o novo sistema de licenças para emissão de poluentes é a "tendência motriz" para a produção de veículos elétricos.

    A Ford anunciou na semana passada uma parceria com a Anhui Zotye Automobile para lançar uma nova marca concentrada inteiramente nos carros elétricos.

    Em maio, a Volkswagen recebeu permissão para lançar uma nova joint venture para produzir veículos elétricos em parceria com a montadora de automóveis chinesa JAC. Será a terceira joint venture da Volkswagen na China.

    Tesla, Daimler e General Motors também são algumas que já anunciaram planos de produzir veículos elétricos no país, que quer que esse mercado represente ao menos um quinto das vendas de automóveis até 2025.

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

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