• Mercado

    Tuesday, 23-Apr-2024 14:01:23 -03

    Previdência

    Governo estuda cortar juros do empréstimo consignado

    MARCELA MARCOS
    DO "AGORA"

    07/09/2017 15h34

    O governo estuda reduzir as taxas de juros dos empréstimos consignados (aqueles com desconto em folha de pagamento) para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS. A medida, de acordo com a Secretaria da Previdência, está na pauta da reunião do Conselho Nacional de Previdência Social, que deve acontecer no final deste mês.

    Segundo o presidente da Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos), ainda falta definir o percentual da redução que será aplicada.

    Essa modalidade de empréstimo é uma das opções mais baratas do mercado.

    Em março, o teto para os juros desse tipo de crédito para aposentados e pensionistas do INSS caiu de 2,34% para 2,14% ao mês e, para os servidores públicos e federais, de 2,5% para 2,2% ao mês.

    O aposentado que pede o consignado precisa quitar o dinheiro emprestado em forma de parcelas, como em um empréstimo pessoal comum, com a diferença de que as prestações são descontadas diretamente do benefício.

    O valor a ser concedido leva em consideração o benefício mensal a que o aposentado ou pensionista recebe.

    De acordo com o Banco Central, o crédito consignado tem, atualmente, um estoque de R$ 302,4 bilhões, sendo R$ 284,3 bilhões destinados a servidores, aposentados e pensionistas.

    A proposta de corte das taxas do consignado deve acompanhar a redução da taxa básica de juros (Selic),que caiu ontem para 8,25% ao ano.

    Agora

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024