Carlos Cecconello/Folhapress | ||
Linha de produção de embalagens do laboratório paulista Cristália |
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Mercado
Sunday, 05-May-2024 16:59:12 -03Conheça tendências e tecnologias que pautaram o setor de embalagens
DE SÃO PAULO
17/09/2017 02h00
Das embalagens de vidro e madeira, com forte carga artística, do século 19, às novidades tecnológicas de hoje, veja como os pacotes evoluíram nas últimas décadas.
1825
Surgem as primeiras fábricas de garrafas no Brasil, como a Real Fábrica de Vidros da Bahia. Parte da produção era destinada às cervejarias locais. Uma delas é a carioca Guarda Velha, de 1835, que usava barbante para fechar as garrafas -daí surgiu a expressão "marca barbante" para designar produtos de qualidade questionávelEditoria de Arte/Folhapress 1875
Passa a ser obrigatório registrar marcas na Junta Comercial como forma de evitar plágio entre concorrentes1899
Surgem nos EUA as primeiras garrafas de leite, de vidro e boca larga. Elas seriam usadas no Brasil até 1974, quando foram substituídas por sacos plásticos, que facilitavam a logísticaEditoria de Arte/Folhapress 1910
É nesse momento que surgem diversas marcas cujas identidades visuais mudaram pouco até hoje, como a lata redonda do Catupiry, que agora também é vendido em copo e bisnagaEditoria de Arte/Folhapress 1930
O Leite Moça começa a ser vendido no Brasil com o nome em inglês, "condensed milk" (leite condensado). O produto passa a ser associado à imagem da mulher estampada no rótulo, que permanece até hojeEditoria de Arte/Folhapress 1940
Começam a chegar no país multinacionais como Unilever e Johnson & Johnson, responsáveis por trazer a ideia de que a embalagem deve ser funcional e ajudar no marketing. Surgem as pesquisas de opinião, que ajudam a entender o que o consumidor querEditoria de Arte/Folhapress 1946
Com a criação da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), o Brasil passa a produzir em larga escala embalagens feitas de lata, que acondicionavam produtos como óleo de cozinha. Antes disso, já havia uma pequena produção local, feita pela Metalúrgica Matarazzo1950
O modelo atual dos supermercados, sem balconistas, começa a ganhar espaço no Brasil. É aí que a embalagem se torna estratégia de marketing. Mais adiante, variantes do mesmo produto, como versões light ou infantil, surgem para garantir maior espaço da marca nas prateleiras1970
O plástico passa a ser usado em larga escala pelos fabricantes de embalagem, com invólucros transparentes ou rígidos que protegem contra umidade, por exemplo. A partir daí, é introduzido o uso de polipropileno, mole e transparente, como o do saco de macarrãoEditoria de Arte/Folhapress 1978
É aberta a primeira fábrica de embalagens longa vida no Brasil, em Monte Mor (SP). Os vasilhames, feitos de plástico, papel e alumínio, seriam usados para armazenar leite, molho de tomate, sucos e iogurtes. A vantagem era aumentar a validade do produto e dispensar refrigeração1990
Chega no Brasil a garrafa PET, já popular nos EUA e Europa, para armazenar refrigerantes. O material se populariza a partir de 1993, quando grandes indústrias do setor passam a produzir a embalagem por aquiEditoria de Arte/Folhapress 2000
Mirando o público que vive sozinho, além de crianças e adolescentes que precisavam se virar na ausência dos pais, surgem embalagens para alimentos e bebidas pré-prontos, de fácil manuseio2010
Materiais como vidro e madeira voltam a ser usados pela indústria, que busca formas de se diferenciar incluindo elementos que remetam à tradição do produto, com rótulos mais rebuscados e componentes mais sustentáveisFontes: Abre (Associação Brasileira de Embalagem) e Packlab, consultoria de tendências
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