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    Empresas em ascensão dividem capacidade de mudar rota se preciso

    GILMARA SANTOS
    DE SÃO PAULO

    18/09/2017 02h00

    Igor Menezes/Divulgação
    André Krummenauer, da empresa de trendmarketing Involves
    André Krummenauer, da empresa de trade marketing Involves

    Ter um alto ritmo de crescimento no faturamento é o sonho de todo empresário. E, mesmo durante a crise, uma categoria de empresas tem conseguido atingir a meta.

    São as scale-ups, que crescem, no mínimo, 20% ao ano, seja em receita ou em número de funcionários, por pelo menos três anos seguidos.

    Essas empresas, segundo uma pesquisa deste ano da Endeavor, respondem por mais de R$ 250 bilhões em valor adicionado ao PIB do país, ou cerca de 5% do total.

    Mas não é preciso criar um produto revolucionário para chegar lá. "O segredo é oferecer um serviço, mesmo que comum, com uma abordagem mais eficiente que a média", diz Guilherme Fowler, pesquisador do Insper.

    Não há fórmula mágica para que uma empresa se torne uma scale-up, mas Fowler cita alguns pilares vitais: estratégia de crescimento acelerado e capacidade de adaptar o modelo de negócio e de atender bem à demanda -há quem cresça sem estrutura para receber novos clientes.

    % de scale-ups em relação ao tempo de existência - Em anos

    "É preciso ter uma ideia do futuro, quando a maioria está olhando para o momento atual, e se adaptar", diz o coordenador dos cursos de gestão do Centro Universitário Newton Paiva, Leandro Diniz.

    Parece difícil, mas, segundo o levantamento, 92% das scale-ups são pequenas ou médias. A maioria -cerca de 20%- é de varejo.

    Foi essa capacidade de corrigir a rota durante o percurso que garantiu à Asaas, empresa de gestão de pagamentos e cobranças, seu sucesso.

    Em 2004, Piero Contezini, fundador da firma, criou uma fábrica de software e percebeu como era difícil cobrar dos clientes, especialmente os de pequeno porte.

    Média de sócios por empresa - Número de funcionários

    Contezini viu ali um nicho de mercado e começou a desenvolver seu produto. No ano passado, a empresa aumentou o faturamento em cerca de 320%.

    Já Nilson Filatieri, fundador da Eadbox, plataforma de treinamentos profissionais, tem hoje 80 funcionários. No ano passado, viu os negócios crescerem 130%, mas nem sempre a trajetória de suas empresas foi positiva assim.

    Filatieri quebrou outras duas empresas antes de chegar à ideia atual.

    Sua primeira tentativa foi um curso de inglês por celular. Outra ideia que naufragou foi uma plataforma on-line de venda de cursos.

    TESTE A PROPOSTA

    Um ponto importante para quem quer começar um negócio é testar a proposta com um grande número de potenciais clientes antes de colocar o projeto na rua.

    "Não basta ter uma boa ideia. Tem que saber se as pessoas estão interessadas nela", diz Filatieri.

    % do total de Scale-ups, por tamanho da cidade - Número de habitantes

    André Krummenauer, um dos fundadores da Involves, plataforma de gestão de trade marketing e monitoramento de equipes, corrigiu o rumo da empresa na prática.

    Sua ideia inicial era criar um negócio de tecnologia para empresas de formatura.

    Para validar a ideia, Krummenauer conversou com mais de 20 empresas do ramo no Estado de Santa Catarina."O negócio tomou outro rumo, mas esse contato foi um bom pontapé inicial", afirma.

    % de scale-ups por número de funcionários -

    Problemas podem surgir, mas se o empreendedor já testou a ideia e tem dados que a respaldem, vale a pena seguir com os planos.

    "Mas não vale gostar tanto do modelo a ponto de morrer abraçado a ele", alerta Silva, da Newton Paiva.

    *

    Veja livros que podem ajudar a impulsionar o negócio

    A Mentalidade do Fundador
    AUTOR Chris Zook e James Allen
    EDITORA Figurati
    QUANTO R$ 26,90
    Os autores tentam descobrir por que a maioria das empresas não bate suas metas de crescimento e mostram como ter a mentalidade certa para chegar lá

    O Melhor do Mundo
    AUTOR Seth Godin
    EDITORA Sextante
    QUANTO R$ 18
    Godin explica como reconhecer se vale a pena investir tempo e esforço em algumas situações profissionais e desistir, quando necessário

    O Lado Difícil das Situações Difíceis
    AUTOR Ben Horowitz
    EDITORA WMF Martins Fontes
    QUANTO R$ 28,40
    O empreendedor conta como fundou e dirigiu empresas de tecnologia no Vale do Silício, com dicas de administração na prática

    Como o Google Funciona
    AUTOR Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg
    EDITORA Intrínseca
    QUANTO R$ 28,02
    Schmidt, ex-presidente do Google, e Rosenberg, ex-diretor de produtos, explicam o que está por trás da mentalidade de inovação da gigante de tecnologia e dão dicas de gestão

    Fonte: Endeavor

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