• Mercado

    Friday, 03-May-2024 07:29:20 -03

    Montadoras ampliam investimentos para carros elétricos

    FERNANDO VALEIKA DE BARROS
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
    DE FRANKFURT

    18/09/2017 02h00

    Michael Probst/Associated Press
    Visitors surround the Mercedes-AMG Project One hyper car during the first media day of the International Frankfurt Motor Show IAA in Frankfurt, Germany, Tuesday, Sept. 12, 2017, which runs through Sept. 24, 2017. From frighteningly fast hypercars to new electric SUVs, the Frankfurt auto show is a major event for car lovers wanting to get a glimpse of the future. (AP Photo/Michael Probst)
    Project One,da Mercedes-Benz; tecnologia derivada da F1

    Tangidos por regras cada vez mais rígidas de emissão de fumaça e com baterias cada vez mais baratas, montadoras estão olhando para os motores elétricos como a mais viável das soluções.

    Onipresentes no Salão do Automóvel de Frankfurt, na semana passada, carros com emissão zero mostram que vieram para ficar.

    "A mobilidade terá de ser sustentável e limpa", disse o alemão Matthias Müller, presidente do grupo Volkswagen. "Está acontecendo uma transformação radical na indústria automotiva -e nós queremos estar entre os líderes deste processo".

    Müller anunciou investimento de € 20 bilhões (R$ 74,762 bilhões) para que todos os carros do grupo,que reúne 12 marcas tenham opções limpas. Em oito anos serão 50 novos elétricos e 30 híbridos. E 300 modelos com propulsão elétrica até 2030.

    As mudanças no setor são impulsionadas pelos limites cada vez mais apertados de emissão de poluentes. Em 2021, 95% da frota de cada montadora terá de emitir no máximo 90 g/km de CO2.

    A multa por grama excedente será de € 95 por grama excedente -e por carro.

    Apesar da geração atual de motores a combustão ser a mais eficiente já criada, só com motores elétricos (ou ao menos híbridos) os novos limites serão alcançados.

    França e Reino Unido já anunciaram que carros com motor convencional não serão permitidos a partir de 2040.

    Cidades como Atenas e Madri prometem banir os movidos a diesel a partir de 2025. Estes movimentos explicam porque carros limpos estão deixando de ser um nicho, com cerca de 1% do mercado.

    Outras montadoras fazem movimentos similares. A BMW, que desde 2013 criou uma marca para seus híbridos e elétri­cos -a "i"- anunciou ofensiva para fazer 25 modelos híbridos e elétricos dentro de oito anos.

    Harald Krüger, presidente mundial da BMW, prometeu que todos os modelos do grupo terão versões híbridas ou elétricas. Marcas do grupo já dão bônus a quem trocar carro a diesel por um que cumpra regras mais estritas.

    "Lançaremos nove carros com motores elétricos nos próximos anos", disse.

    A Daimler -que controla a Mercedes-Benz-, anunciou que planeja oferecer versões híbridas ou elé­tricas para cada um de seus modelos.

    A regra vale até mesmo para um superesportivo como o Project One, com mil cavalos sob o capô, mas dotado de motores elétricos nas rodas e sistemas de recuperação de energia derivados da F1.

    A partir de 2020 a Smart, também do grupo e especializada em compactos, tomará uma decisão ainda mais radical: nenhum carro terá motor a combustão. "Fazer só elétricos é um passo definitivo", disse a CEO da Smart, Annette Winkler, a metros do protótipo Smart Vision EQ.

    O protótipo terá sensores e um processador de inteligência artificial. "Dentro de alguns anos carros não precisarão mais de volantes ou pedais", diz a CEO.

    As transformações na indústria es­tão ocorrendo mais rápido do que se imaginava.

    Segundo relatório da Bloomberg New Energy Finance, entre 2025 e 2030 o preço de carros movidos a bateria será competitivo com os de motor tradicional- e mesmo tirando subsídios da jogada.

    Parte da competitividade vem do custo menor e da maior eficiência das baterias de íon de lítio, que caíram 65% desde 2010, para cerca de US$ 300 o quilowatt/hora.

    A expectativa da consultoria é que despenque para cerca de US$ 73 em 2030. Sua previsão é que, em 2040, a frota de carros elétricos some 530 milhões pelo mundo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024