• Mercado

    Monday, 20-May-2024 00:53:40 -03

    Publicitário Luiz Sales morre aos 83 em São Paulo

    DE SÃO PAULO

    22/09/2017 16h56

    João Sal/Folhapress
    O publicitário Luiz Sales durante concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira
    O publicitário Luiz Sales durante concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira

    O publicitário Luiz Sales morreu nesta sexta-feira (22), em São Paulo, aos 83 anos.

    Formado em engenharia, era sócio da consultoria SPGA, que fundou com Alex Periscinoto, Sérgio Guerreiro e Walter Fontoura em 2000.

    A empresa já teve na lista de clientes Bradesco, Vale, Santos Brasil e Votorantim.

    Em sua extensa carreira na publicidade, Luiz Sales foi consultor da Febraban, do Bradesco, diretor da TV Manchete e membro do conselho cultural da BR-Petrobras.

    Em 1966, fundou, com o irmão, Mauro Salles, a Mauro Salles Publicidade. A agência foi montada no hotel Jaraguá, no centro de São Paulo, e, em 1968, foi incorporada à Interamericana de Publicidade. Em 2000, a firma foi vendida para a DMB&B, do grupo BCom3, que, por sua vez, foi comprado pelo Publicis Groupe em 2002.

    Sales liderou a organização das finanças da agência, e vendeu suas ações em meados dos anos 1990.

    Ele era conhecido pela sua capacidade de gerir crises. "Era minha vocação como engenheiro agrônomo, de pensar as coisas com calma", disse, em entrevista em 2011.

    Seu irmão, Mauro Salles, participou do lançamento da TV Globo como diretor de jornalismo, em 1965, e coordenou a campanha presidencial de Tancredo Neves em 1984.

    Em 1989, Sales foi sequestrado por 65 dias, na mesma onda que vitimou Abílio Diniz, Antônio Beltran Martinez e o estudante Celso Vicentin Júnior. Sua família pagou US$ 2,5 milhões pelo resgate, que correspondiam a 33 milhões de cruzeiros.

    O velório de Luiz será realizado no cemitério Gethsêmani, na zona sul de São Paulo, às 19h. No sábado (23), haverá missa e enterro no mesmo local, às 10h. Sales deixa sua mulher, Maria Rosa, quatro filhos e doze netos.

    Seu sobrinho, o também publicitário Paulo Salles, morreu em 2016, aos 60 anos.

    Hugo Rodrigues, presidente da Publicis, lamentou a morte de Sales. "Foi um dos alicerces da propaganda brasileira", disse, em nota.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024