• Mercado

    Sunday, 28-Apr-2024 06:13:46 -03

    Empresas criam equipamentos para mineração de criptomoedas

    NATÁLIA PORTINARI
    DE SÃO PAULO

    25/09/2017 02h00

    Divulgação
    Placa gráfica da AMD Radeon; marca é visada por mineradores
    Placa gráfica da AMD Radeon; marca é visada por mineradores

    A volatilidade de moedas virtuais preocupa fabricantes de placas de vídeo de computador voltadas a jogos, também usadas para mineração de criptomoedas.

    Para se proteger de flutuações no mercado e lucrar com as vendas, a AMD e a NVIDIA lançaram placas que só podem ser usadas para mineração.

    "Aumentaram as vendas, mas contra nossa vontade. Nossa preocupação é que, quando o preço das moedas cair, os mineradores revendam as placas a preço de banana", diz Richard Cameron, gerente da NVDIA no país.

    Há muitas vendas de placas usadas no mercado informal, o que influencia a demanda pelas novas.

    O QUE SÃO CRIPTOMOEDAS?
    O que são e para que servem

    A demanda fez com que alguns modelos duplicassem ou triplicassem de preço nos últimos meses, especialmente antes de as placas especializadas chegarem ao mercado.

    "Que empresa não quer uma demanda que paga o valor que você quiser cobrar? Mas não podemos deixar nosso cliente que usa a placa para jogos ficar sem o produto por causa da mineração", diz Brandão, gerente da AMD.

    A placa gráfica (GPU), inventada pela NVIDIA em 1999, é conhecida pelo público como placa de vídeo do computador, mas executa mais do que tarefas de vídeo.

    No Brasil, as vendas das placas mais caras da AMD duplicaram no primeiro trimestre deste ano ante 2016. A empresa não divulga números específicos do mercado de criptomoedas, mas afirma que há uma relação com os mineradores.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024