• Mercado

    Wednesday, 17-Apr-2024 22:04:12 -03

    Diretores da Postalis entram com recurso contra intervenção

    NICOLA PAMPLONA
    DO RIO

    05/10/2017 19h38

    Kelsen Fernandes/Fotos Públicas
    Brasília - DF, 06/05/2014 - Os Correios apresentam ao Brasil sua nova marca.
    Agência dos Correios em Brasília

    Diretores destituídos após início da intervenção na Postalis, o fundo de pensão dos empregados dos Correios, entraram nesta quinta (5) com recurso administrativo questionando a decisão da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar).

    Na quarta (4), a Previc decretou intervenção no fundo alegando descumprimento de regras de contabilização das reservas técnicas e de aplicação de recursos. A Postalis é um dos maiores fundos de pensão do país e, com outros fundos de estatais, sofre com efeitos de ingerência política e má gestão.

    Com a medida, a diretoria e os conselheiros da Postalis foram afastados e, por 180 dias, a instituição será administrada pelo interventor Walter de Carvalho Parente. Os bens dos administradores estão indisponíveis.

    Os diretos questionam a falta de explicações sobre o motivo da intervenção e de possibilidade de defesa prévia. Eles pedem que a medida seja suspensa até que o julgamento do recurso. "A gente ainda não sabe a razão", criticou o presidente destituído da Postalis, Christian Schneider.

    Além dele, o diretor de investimentos Luiz Alberto Barreto assina o recurso administrativo.

    Schneider classifica a decisão da Previc como "política", alegando que a gestão do fundo "está mexendo com gente grande", ao processar o banco BNY Mellon por prejuízos à Postalis e cobrar dos Correios dívidas assumidas no encerramento das adesões ao plano BD, de benefícios definidos.

    O plano tem 88.422 participantes e vem acumulando perdas desde 2013. Já passou por três processos de reequilíbrio, com a cobrança de contribuições adicionais que somam 20,65% dos vencimentos de cada aposentado.

    "Estou aqui há um ano e quando fui chamado, foi justamente para arrumar a casa. Sempre tivemos boa relação com a Previc", diz Schneider, que acusa o processo de intervenção de "ilegal", ao punir os administradores sem dar direito de defesa.

    Ele diz desconfiar que o motivo pode ter sido também a criação de Fundos de Direitos Creditórios (FDICs) para securitizar indenizações que a fundação busca na Justiça por investimentos imobiliários que não deram resultado.

    A gestão atual incluiu uma estimativa de receber R$ 1,1 bilhão com essas ações no resultado de 2016, o que acabou gerando questionamento dos auditores independentes e do conselho fiscal, além de investigação na própria Previc e na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

    A Previc não comentou o assunto. O processo de intervenção prevê ainda a abertura de uma comissão de inquérito, com duração de até 60 dias, que ouvirá os gestores da fundação.

    Na quarta, o interventor esteve na sede do fundo, em Brasília, para definir procedimentos da intervenção. A intervenção na Postalis é a 11ª medida desse tipo decretada pela Previc desde 2011.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024