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    Rivais franceses da Uber intensificam esforços para roubar fatia de mercado

    HARRIET AGNEW
    DO "FINANCIAL TIMES", EM PARIS

    09/10/2017 15h28

    Bastien Inzaurralde - 12.dec.14/Associated Press
    UberPOP driver Anthony Loussala-Dubreas, 24, of Paris, turns on his smartphone in his car in Paris, Friday, Dec. 12, 2014. A French court on Friday ordered Uber to withdraw from its mobile app to French users "all mention suggesting it is legal" for Uber's drivers to act like taxis - that is, driving around and waiting for clients. But the court did not ban the popular ride-hailing service. (AP Photo/Bastien Inzaurralde) ORG XMIT: XDLM105
    Motorista da Uber em Paris

    Os rivais da Uber em Paris estão acelerando seus esforços para abocanhar fatia de mercado no serviço de motoristas, na França e em toda Europa, em uma tentativa de tirar vantagem da pressão que o grupo norte-americano vem sofrendo.

    A Chauffeur Privé, o segundo mais popular entre os apps de serviços de carros na França por número de assinantes, está concluindo uma rodada de capitalização de € 50 milhões para alimentar sua expansão, na França e em outros mercados. A empresa pretende contratar entre 70 e 100 novos funcionários nos próximos meses, para expandir seu atual quadro de 150 empregados.

    Na França, disputas sobre preços e direitos trabalhistas entre a Uber e seus motoristas resultaram em uma greve de centenas de motoristas antes do Natal do ano passado, o que abriu caminho para que concorrentes como a Chauffeur Privé e Heetch avançassem no mercado. A Uber cobra 25% de comissão de seus motoristas a cada corrida, ante 20% no caso da Chauffeur Privé e 15% para a Heetch.

    A Uber também está tentando resolver seus problemas de relacionamento com os motoristas do serviço na França, propondo assistência financeira temporária aos motoristas de minitáxis que enfrentam dificuldades.

    "A percepção sobre a Uber no mercado e os erros que eles cometeram nos permitiram capturar uma fatia maior", disse Yan Hascoet, fundador da Chauffeur Privé. Muitos motoristas escolhem usar o app da Uber e o da Chauffeur Privé para aumentarem suas chances de obter corridas.

    Hascoet diz que, se um motorista da empresa afirma que não está disponível para uma corrida, mas seu carro é rastreado nas ruas, isso em geral que dizer que ele aceitou uma corrida da Uber.

    "O que vemos é que os motoristas dedicam mais tempo a nós e menos à Uber", disse Hascoet. O número de usuários da Chauffeur Privé já cresceu em 50% neste ano, de cerca de um milhão para 1,5 milhão de pessoas, ele informou.

    Enquanto isso, o serviço de carros franceses Heetch foi relançado seis meses atrás depois de ser considerado ilegal e multado em € 600 mil pelas autoridades regulatórias.

    Uma porta-voz da Uber disse que o número de usuários do app da empresa na França vem "crescendo fortemente".

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

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