• Mercado

    Saturday, 27-Apr-2024 14:07:50 -03

    Em Roda Velha, moradores ainda resistem em sair da beira do rio

    ESTELITA HASS CARAZZAI
    ENVIADA ESPECIAL AO OESTE DA BAHIA

    13/10/2017 02h00 - Atualizado às 02h00

    Sentado na varanda de sua casa, Cândido Alves dos Anjos, o "pai velho", já viu muita vida –e lavoura– passar diante de seus olhos.

    Com 100 anos, lembra de quando Roda Velha, hoje rodeada de fazendas de algodão, se resumia a poucas casas e roçados na beira do rio. "Para chegar de uma casa a outra, era só mato", diz.

    Ele vive em uma rua asfaltada, e seus filhos e netos têm celular –mas só usam aplicativos de mensagem, porque o sinal de telefone ainda não chegou à vila.

    A maioria dos seus 150 descendentes –de filhos a bisnetos– trabalha na agricultura. Parte comprou comércio ou migrou para serviços, como transporte escolar, em função da renda adquirida nas fazendas.

    O campo e a cidade
    Agronegócio impulsiona ocupação do país

    Mas ainda moram na beira do rio, que é limpo, e cultivam uma pequena roça.

    Apesar de reconhecerem os avanços na comunidade, moradores ressentem-se da riqueza da Roda Velha "de Cima", onde vive a maioria dos fazendeiros. Lá há três escolas particulares. Embaixo, só uma pública.

    "A única vantagem das fazendas são empregos, porque contribuir com a comunidade, nada", diz Cristiane Cruz, diretora da escola.

    O subprefeito de Roda Velha, Ari Mário Mrovinski, discorda: "Quase 70% da receita do município vem das fazendas. Isso ajuda no desenvolvimento da cidade".

    O fazendeiro Célio Zuttion diz que produtores doam para festas e igrejas e estão integrados à comunidade.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024