• Mercado

    Thursday, 02-May-2024 15:59:28 -03

    Gigante chinês bate recorde no Dia do Solteiro e fatura R$ 83 bilhões

    DA REUTERS

    11/11/2017 15h26

    STR/AFP
    Workers prepare packages for delivery at a sorting center in Lianyungang, Jiangsu province during the Singles Day online shopping festival on November 11, 2016. Chinese shoppers unleashed a record deluge of cash online for Singles Day on November 11, Alibaba said, spending RMB 120.7 billion (USD17.8 billion) with the e-commerce giant in the world's biggest online shopping promotion. / AFP PHOTO / STR / China OUT ORG XMIT: GB6949
    Funcionários preparam pacotes para entregas em Lianyungang, na província de Jiangsu, durante o Dia dos Solteiros

    O Alibaba, gigante chinês de comércio on-line, movimentou US$ 25,4 bilhões (R$ 83,33 bilhões, na cotação atual), no Dia dos Solteiros, quebrando o recorde de 2016 e firmando o evento de compras como o maior do mundo.

    A data, que teve início nos anos 1990 como uma reação de jovens chineses contra o Dia dos Namorados, se tornou um fenômeno desde que a Alibaba, em 2009, começou a promover descontos na sua plataforma, como forma de estimular as vendas em um período tradicionalmente parado para o comércio.

    No ano passado, o evento (que sempre ocorre em 11/11, quando há a maior repetição no calendário do número um, representando o solteiro) movimentou somente na Alibaba US$ 17,7 bilhões -em 2015, foram US$ 14,3 bilhões.

    As vendas começaram logo após um evento em Xangai, no fim da sexta-feira (10), que reuniu personalidades como a atriz Nicole Kidman, o músico Pharrell Williams e a tenista Maria Sharapova.

    À meia-noite, um dilúvio de pré-vendas ajudou a derramar US$ 1 bilhão na plataforma nos primeiros dois minutos e US$ 10 bilhões em pouco mais de uma hora.

    Para ter uma ideia, a Black Friday e a Cyber Monday (duas das principais datas do varejo americano) tiveram receita de, respectivamente, US$ 2,7 bilhões e US$ 3,1 bilhões. A Amazon obteve US$ 1 bilhão em 2016 na sua principal data de vendas, que ocorre em julho.

    "Esse é um grande evento para a economia chinesa", disse Joseph Tsai, cofundador da Alibaba e vice-presidente do conselho da empresa, abaixo de Jack Ma, na hierarquia da companhia. "No Dia do Solteiro, comprar é um esporte, é entretenimento."

    Segundo ele, que tem uma fortuna de US$ 11,5 bilhões, a alta da renda dos "mais 300 milhões de consumidores de classe média" do país ajudou a alimentar as vendas. "Esse grupo poderoso está estimulando o consumo na China."

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024