• Mercado

    Friday, 03-May-2024 04:19:36 -03

    Anatel aprova cronograma de bloqueio de celulares irregulares

    DA REUTERS

    23/11/2017 22h32

    Danilo Verpa/Folhapress
    SAO PAULO - SP - 14.10.2013 - Pessoas utilizam telefone celular na avenida Paulista. Moda nos EUA, o "detox" digital (limitar o uso de tecnologias, em especial smartphones, por um tempo) ganha adeptos por aqui, onde a venda de celulares com internet cresceu 110% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado (dados da consultoria IDC). Além das iniciativas pessoais, bares já tentam alertar seus clientes sobre o uso excessivo. (Foto: Danilo Verpa/Folhapress, EQUILIBRIO)
    Pessoas utilizam telefone celular na avenida Paulista, em São Paulo

    A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou nesta quinta-feira (23) cronograma de implementação de bloqueio de celulares irregulares, que tem como objetivo tirar da rede novos acessos por meio de telefones não certificados, adulterados ou clonados.

    O piloto do sistema de bloqueio será iniciado no Distrito Federal e em Goiás, onde a partir de 22 de fevereiro de 2018 começam a ser enviadas mensagens aos usuários de aparelhos irregulares. O bloqueio em Goiás e no DF começará pouco depois, a partir de 9 de maio. A Anatel ressalta que o bloqueio não afetará celulares que já estão em operação, mas apenas os novos acessos.

    Nos Estados de São Paulo, Acre, Rondônia, Tocantins, na região Sul e nos demais Estados da região Centro-Oeste, as mensagens serão enviadas a partir de 23 de setembro de 2018 e o bloqueio começa em 8 de dezembro de 2018.

    No Nordeste e nos demais Estados das regiões Norte e Sudeste, as mensagens começam a ser enviadas a partir de 7 de janeiro de 2019 e o bloqueio começa em 24 de março de 2019.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024