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    Chineses assumem 20% do mercado de sementes de milho no Brasil

    MARCELO TOLEDO
    DE RIBEIRÃO PRETO

    01/12/2017 11h34

    O fundo chinês Citic Agri Fund anunciou nesta sexta-feira (1º) que concluiu na quinta-feira (30) a compra por US$ 1,1 bilhão do negócio de sementes de milho da Dow Agrosciences no Brasil, que passa a se chamar LP Sementes.

    O anúncio foi feito em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) e, com a concretização do negócio, os chineses assumem 20% do mercado nacional de sementes de milho e ocupam a terceira colocação no ranking brasileiro.

    É a conclusão de um negócio fechado em julho, quando o grupo Dow Chemical vendeu parte do seu negócio de produção de sementes de milho no país ao Citic. A negociação foi feita para atender exigência do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) devido à fusão da Dow com a Dupont.

    A negociação inclui a aquisição de ativos da Dow no Brasil, o acesso total ao banco de germoplasma de milho brasileiro, a marca Morgan e a licença para utilização da marca da Dow Sementes por 12 meses.

    Neste período, a empresa lançará uma nova marca, para substituir a marca licenciada.

    Presidente-executivo da Long Ping, braço agrícola do fundo chinês, Zhang Xiukuan afirmou que o acordo prevê que não haverá demissões sem justa causa nos próximos cinco anos. Ele exercerá a mesma função na LP.

    "É importante que os funcionários trabalhem num ambiente tranquilo e que tenham estabilidade em seu trabalho e em seu lar", disse.

    A Long Ping é líder global no segmento de arroz híbrido —tem participação de mercado de 30% na China— e, segundo Zhang, sementes de arroz devem ser trazidas para o Brasil.

    A empresa chinesa terá sede em São Paulo e manterá o escritório em Ribeirão Preto.

    Gerente-geral da LP Sementes, Vitor Cunha disse que o uso de tecnologia é importante como ferramenta de manejo, "mas não é a salvação da lavoura". "Todos sabemos que as tecnologias que temos hoje demandaram bastante tempo e investimento, mas não são a única forma. É uma ferramenta de manejo, outras práticas culturais devem ser adotadas", disse.

    De acordo com ele, a tecnologia e a genética contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do setor. "Há menos de dez anos, a safrinha, que era a segunda safra no Brasil, tinha média de 4 milhões de hectares e produtividade média de 55, 60 sacos por hectare. Hoje essa safrinha, que não é mais safrinha, é safrona, tem quase 11 milhões de hectares e produtividade de 120, 130 sacas por hectare."

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