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    PepsiCo faz encomenda antecipada de cem caminhões elétricos da Tesla

    DA REUTERS

    12/12/2017 15h25

    Alexandria Sage/Reuters
    REFILE - ADDING DROPPED LETTER IN CITY NAME Tesla's new electric semi truck is unveiled during a presentation in Hawthorne, California, U.S., November 16, 2017. REUTERS/Alexandria Sage ORG XMIT: MB121
    O caminhão elétrico desenvolvido pela Tesla

    A PepsiCo encomendou cem unidades do novo caminhão elétrico da Tesla, o Semi, no maior pedido até agora conhecido do novo modelo.

    Com isso, a fabricante do refrigerante Mountain Dew e do salgadinho Doritos busca reduzir os custos com combustíveis e a emissão de suas frotas, disse Mike O'Connell, diretor sênior da cadeia de fornecimento para América do Norte da Frito-Lay, subsidiária da PepsiCo nesta terça-feira (12).

    A Tesla tem tentado convencer o setor de transporte por caminhão de que pode construir modelos elétricos de grande porte com preços acessíveis, a autonomia de bateria e capacidade de carga para competir com os caminhões de relativo baixo custo a diesel.

    Pedidos antecipados refletem a incerteza sobre como o mercado de veículos elétricos comerciais se desenvolverá. Cerca de 260 mil caminhões de grande porte são produzidos na América do Norte anualmente, de acordo com a FTR, empresa de pesquisas econômicas do setor.

    Os 100 caminhões da PepsiCo se somam aos pedidos de mais de uma dúzia de empresas, como Walmart, a operadora de frotas J.B. Hunt Transport Services e a companhia de distribuição de alimentos Sysco. As encomendas de caminhões da Tesla somam até o momento 267 caminhões, de acordo com contagem da Reuters.

    Os caminhões Semi complementarão a frota norte-americana da PepsiCo, de quase 10 mil caminhões de grande porte e são parte fundamental no plano da empresa para reduzir as emissões de gases do efeito estufa ao longo de sua cadeia de produção, em um total de pelo menos 20% até 2030, disse Mike O'Connell, diretor sênior da cadeia de fornecimento para América do Norte da Frito-Lay, subsidiária da PepsiCo.

    Tesla revelou o caminhão Semi no mês passado e espera que o veículo esteja em produção até 2019.

    O'Connell não quis dizer quanto a PepsiCo pagou para encomendar seus caminhões quando fez os pedidos antecipados, ou se planeja alugá-los ou comprá-los. A Tesla inicialmente pedia US$ 5.000 por pré-encomenda de caminhão, mas essa quantia subiu para US$ 20 mil desde então.

    A Tesla não respondeu imediatamente a um pedido de comentários.

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