• Mercado

    Thursday, 02-May-2024 00:05:18 -03

    Advogados vão receber R$ 1,2 bi pela negociação de acordo sobre poupança

    DE BRASÍLIA

    13/12/2017 02h00

    Jorge Araújo - 1º.mar.1986/Folhapress
    SÃO PAULO, SP, BRASIL, 06-03-1986: Funcionários do supermercado Santa Luzia, na alameda Lorena, remarcam preços, de acordo com o Plano Cruzado, lançado em 1º de março de 1986. (Foto: Jorge Araújo/Folhapress) (Negativo: SP01882-1986)
    Funcionários do supermercado Santa Luzia, na alameda Lorena, remarcam preços, de acordo com o Plano Cruzado

    Bancos e poupadores concordaram em pagar cerca de R$ 1,2 bilhão aos advogados envolvidos nas negociações para finalizar o acordo sobre o ressarcimento com as perdas na caderneta de poupança provocadas pelos planos econômicos nas décadas de 1980 e 1990.

    O valor deverá ser destinado diretamente ao advogado que indicará, no momento da adesão, os dados de sua conta bancária para o depósito.

    Pessoas que participaram das reuniões afirmam que o pagamento dos advogados quase levou as negociações ao fracasso. Mesmo com os principais termos do acordo fechados há cerca de dez dias, alguns representantes de poupadores e de bancos insistiam para que as discussões fossem concluídas em março do próximo ano.

    Os advogados criavam barreiras para arrastar a discussão como forma de pressionar para a inclusão dos honorários.

    A advogada-geral da União (AGU), a ministra Grace Mendonça, chegou a dar entrevista confirmando o acerto final –o que levou a um tuíte de comemoração do presidente Michel Temer. No entanto, nos bastidores, ainda havia incertezas.

    O impasse só foi superado quando, na sexta-feira (8), as partes concordaram em pagar 10% sobre o valor final de cada poupador para os advogados que os representam nas ações.

    Nas ações civis públicas, os advogados deverão dividir os 10%. Metade ficará com o advogado e outra parte com a Febrapo (Frente Brasileira pelos Poupadores), pelo trabalho na fase de "reconhecimento da ação coletiva" e sua inclusão no acordo.

    PASSO A PASSO DAS INDENIZAÇÕES Como será o pagamento das perdas de planos econômicos
    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024