• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 23:33:12 -03

    Previdência

    Meirelles vai pedir que agências de risco aguardem votação da Previdência

    MAELI PRADO
    DE BRASÍLIA

    18/12/2017 20h29

    O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta segunda-feira (18) que conversará com as principais agências de classificação de risco nesta quinta-feira (21) para tentar convencê-las a só decidir sobre um eventual rebaixamento da nota de crédito do Brasil em fevereiro, após a votação da reforma da Previdência.

    Na semana passada, as agências criticaram a decisão do governo de adiar para 19 de fevereiro a votação da proposta que muda as regras das aposentadorias, afirmando que esse é um fator que pesa para um eventual rebaixamento da nota brasileira.

    De acordo com Meirelles, ele explicará na conversa, por telefone, que o governo continua trabalhando pela aprovação da reforma.

    "Seria mais razoável, na minha avaliação, esperar até a aprovação", declarou o ministro durante entrevista à rádio Eldorado. "Se a reforma não for aprovada, aí sim teria um movimento de ´downgrade` [rebaixamento da nota]. Mas se as agências quiserem antecipar, é uma decisão delas. Eu faço meu trabalho, elas fazem o trabalho delas", completou.

    O ministro afirmou que, se a reforma não passar, a nota do país será rebaixada. Mas avaliou que o receio das agências, de que o adiamento para fevereiro pode ser um sinal de que as novas regras não serão aprovadas, não se justifica pois o cenário será revertido.

    "O fato de ser votado em fevereiro não quer dizer que não será aprovado", declarou. "Não temos a visão de que vamos morrer na praia".

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024