• Mercado

    Friday, 19-Apr-2024 19:10:02 -03

    Técnica aposta na integração de lavoura, pecuária e floresta

    LUCIANO TEIXEIRA
    MARIANA BANANAL
    THAÍS GOES
    DA EDITORIA DE TREINAMENTO

    21/12/2017 02h00

    Gabriel Cabral/Folhapress
    Nova Canaã do Norte, MT, Brasil, 07-12-2017: Fazenda Gamada, que aplica o método ILPF (integração lavoura-pecuária-floresta). (foto Gabriel Cabral/Folhapress)
    Fazenda Gamada, em MT, que aplica o método ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta)

    Os militantes da sustentabilidade comemoram: a integração de lavoura, pecuária e floresta numa mesma área, técnica conhecida pelas suas iniciais, ILPF, segue trajetória de aumento constante e deve atingir 14,6 milhões de hectares na safra 2017/2018.

    Se confirmado, será um crescimento de quase 10% sobre os 13,3 milhões de hectares de 2016/2017, segundo da-dos da Rede ILPF, formada por Embrapa, governo federal, cooperativas e empresas.

    O número é bom, mas tímido, comparado ao total de 79 milhões de hectares de área plantada no Brasil (calculada pelo IBGE), e ainda mais modesto frente aos 165 milhões de hectares ocupados pela pecuária (dado da consultoria Agroconsult).

    A diferença não desanima os entusiastas da ILPF, que veem a integração como uma mudança de paradigma na agricultura sustentável e preveem seu avanço no Brasil e em países vizinhos.

    Editoria de arte/Folhapress
    COMO FUNCIONAIntegração lavoura-pecuária- floresta

    O argumento central: a integração permite ganho de produtividade na agricultura e na pecuária "sem derrubar uma árvore", na expressão de João Kluthcouski, pesquisador da Embrapa Cerrados. A ressalva é fundamental para quem pretende conjugar agronegócio e sustentabilidade.

    O sistema aposta na produção de diferentes culturas em uma mesma área, o que otimiza e melhora o uso da terra (veja quadro ao lado).

    A escolha das culturas leva em conta tamanho da área, mercado, logística e bioma local. Atualmente, predomina a integração de grãos, bovinos e eucalipto, mas há exemplos com teca e mogno africano, madeiras mais valorizadas pelo setor moveleiro.

    Se a eficiência da dobradinha lavoura-pecuária não deixa dúvidas, a inclusão da floresta nem tanto. "O uso das árvores é mais complexo e tem resultado financeiro lento. Quero ver os resultados no mais longo prazo, com a floresta entrando no processo", ressalva Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e atual coordenador do Centro de Agronegócio da FGV.

    A crítica de Ciro Abbud Righi vai em outra direção –não há novidade na ILPF.

    "A Embrapa criou uma sigla e um pacote de regras para o modelo agrossilvipastoril, que já existia dentro do SAF (Sistema Agroflorestal)", diz o professor da Esalq/USP. O SAF explora o solo de maneira mais próxima ecologicamente da floresta natural. "A ILPF é uma pequena parte do que o SAF pode ser", diz.

    Editoria de arte/Folhapress
    Nova fronteira de sustentabilidadeIntegração lavoura-pecuária-floresta cresce no país
    Editoria de arte/Folhapress
    EXEMPLO DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024