• Mercado

    Friday, 03-May-2024 21:29:50 -03

    Grupo Hard Rock fecha acordo com fundo para abrir três hotéis no Brasil

    NATÁLIA PORTINARI
    DE SÃO PAULO

    26/12/2017 15h27

    O grupo hoteleiro Hard Rock —dono dos cafés que atraem turistas pelo mundo— anunciou, nesta terça-feira (26), que planeja abrir três hotéis da rede até 2021 no país.

    A Venture Capital Investimentos (VCI), companhia aberta brasileira que detém participações na incorporadora Fisa e na construtora Ekos Engenharia, diz que irá investir R$ 300 milhões nos projetos através de um fundo de investimentos próprio.

    Destes, R$ 100 milhões foram captados via emissão de debêntures (títulos de dívida).

    A VCI adquiriu o direito de usar a marca no mercado brasileiro. Os estabelecimentos estão em construção em Fortaleza, no Ceará, e na Ilha do Sol, na região de Londrina, no Paraná. No terceiro local, em Caldas Novas, em Goiás, a empresa vai dar início às obras em breve.

    A ideia é apostar em locais pouco conhecidos —no Ceará, o resort será na praia de Lagoinha.

    Há alguns anos, o VCI anunciou investimentos na construção de hotéis nos arredores dos aeroportos de Viracopos e Brasília, negócios que não viraram. "Assinamos o projeto, fizemos a captação mas não conseguimos alocar o recurso devido a problemas nas concessões."

    O único empreendimento entregue pela VCI, que existe desde 2012, é o Tryp by Wyndham, perto do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

    GESTÃO DE IMAGEM

    Quando estiverem prontos, a operação dos hotéis fica por conta do grupo Hard Rock.

    "Eles não terceirizam a gestão e são muito preocupados com a reputação da marca", diz Samuel Sicchierolli, sócio e presidente da VCI.

    A marca Hard Rock começou como uma rede de restaurantes em Londres, em 1971. Hoje, está presente em 177 países e atua no ramo hoteleiro desde 1995. No Brasil, o grupo chegou em 2015, com um café em Curitiba.

    A parceria entre a rede e os investidores brasileiros está sendo negociada há quatro anos. Segundo Sicchirerolli, o VCI apresentou alguns projetos que não foram aprovados devido ao rigor do Hard Rock com a imagem da rede.

    "A maioria das redes aqui franquiam a marca com muita facilidade, tem hotéis que mudam de nome em seis meses. Com eles é diferente", diz.

    O contrato da VCI com a Hard Rock prevê uma parceria de 28 anos, renovável por um igual período.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024