• tvfolha

    Monday, 06-May-2024 01:36:03 -03

    Protesto de líder ianomâmi marca encerramento da Flip

    DE SÃO PAULO

    04/08/2014 12h00

    A mesa Livro da Cabeceira é a mais tradicional da Flip. Último evento da festa, reúne escritores para ler trechos de seus livros favoritos.

    Nesta edição, a amenidade costumeira da mesa foi substituída pelo tom grave do protesto político do líder indígena ianomâmi Davi Kopenawa.

    Antes de embarcar para a Flip, Kopenawa apresentou à Polícia Federal em Boa Vista (RR) denúncia de que vem sofrendo ameaças de morte. No encerramento, ele lançou acusações contra a polícia, o governo de Roraima e o senador Romero Jucá (PMDB-RR).

    Veja vídeo

    fotografia: Isadora Brant | edição: Bia Bittencourt

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    "O filho de Jucá mora em Roraima. Ele manda os garimpeiros entrarem na terra ianomâmi, na minha terra", disse. "A polícia de Boa Vista, o governador de Roraima, estão deixando acontecer as ameaças."

    Procurada no domingo (3), a assessoria de imprensa do governo de Roraima disse que não poderia responder às acusações porque o governador Chico Rodrigues (PSB) estava em viagem, sem sinal de telefone, e seria impossível contatá-lo. A reportagem não conseguiu contato com o senador Romero Jucá (PMDB) até a conclusão desta edição.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024