• tvfolha

    Sunday, 05-May-2024 20:33:23 -03

    Brasil não tem política externa de longo prazo, diz pesquisador de Harvard

    DE SÃO PAULO

    31/03/2015 07h00

    O Brasil precisa enfrentar o problema de não ter uma política externa sendo formulada para o longo prazo e planejar o que espera para daqui 30 anos. A afirmação é de Hussein Kalout, pesquisador do Weatherhead Center for International Affairs de Harvard.

    Kalout é o terceiro entrevistado do projeto da Fecomercio-SP que investiga o pensamento brasileiro.

    "Creio que não temos muito claro ainda aonde queremos chegar, fora o Conselho de Segurança [da ONU], que é uma aspiração histórica, e depois no Sistema da Organização das Nações Unidas. Não há porque a política externa brasileira tem sido formulada a partir de uma plataforma de quatro anos, de oito anos", afirma ele.

    Segundo o professor, um dos exemplos claros de tal situação é o Mercosul. "Para um grupo político brasileiro, o Mercosul não passa de uma área de livre comércio, tem que ser tratado a partir de uma plataforma comercial. Ponto, acabou. Para outro grupo, a relevância do Mercosul não é econômica, a relevância é política, é a integração política, uma visão de conjunto de valores que transcendem o fator econômico-comercial."

    Para ele, concretamente, nos últimos quatro anos de política externa, porém, o Brasil avançou. "Passamos a presidir a OMC [Organização Mundial do Comércio], conseguimos eleger o diretor-geral da FAO [Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Combate à Fome]. Isso é importante, representa os valores internacionais que o Brasil vem trabalhando."

    Ele ressalta o fato de o Brasil hoje ser capaz, dentro da ONU, de desequilibrar as votações. "Talvez não consigamos aprovar, mas conseguimos obstruir. Isso é muito importante", afirma ele.

    FECOMERCIO

    Ao todo, o projeto da Fecomercio publicará 13 entrevistas em vídeo, conduzidas pelo jornalista Adalberto Piotto, que debatem o cenário político-econômico no Brasil e as perspectivas futuras, focando na burocracia e gastos públicos.

    As íntegras das entrevistas ficarão disponíveis no canal da Fecomercio. A Folha irá, semanalmente, divulgar trechos das 13 conversas. Confira o cronograma:

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024