• tvfolha

    Monday, 06-May-2024 13:26:27 -03

    Ricos pagam pouco imposto no Brasil, diz professor de finanças de Columbia

    DE SÃO PAULO

    21/04/2015 02h00

    Superar o tripé que costuma ser apontado de entrave ao crescimento e desenvolvimento —relações trabalhistas complicadas, burocracia e carga tributária— não é algo possível de ser feito rapidamente, mas o país está no caminho.

    A opinião é de Fernando Sotelino, professor de finanças internacionais da Universidade de Columbia, que foi presidente do Unibanco - Banco de Atacado ente 1998 e 2004, sexto entrevistado do projeto da Fecomercio-SP que investiga o pensamento brasileiro.

    "Na questão da reforma previdenciária, aposentadoria aos 65 ou aos 70? Na questão da pensão para viúva ou para a família, aposentadoria integral ou um valor menor, dado, que a família diminuiu de tamanho? Todas essas coisas são absolutamente legítimas e estariam dando uma contribuição material para essa caminhada", afirma ele.

    A questão da tributação, para ele, é mais complicada, devido a um processo fiscal "cheio de impostos indiretos, que acabam aumentando o custo da produção, para impostos mais simplificados, quase que na ponta do consumo".

    "E ainda na questão fiscal, coisas que começam a ser discutidas e aí existe a questão da injustiça, é o fato de que realmente os ricos pagam muito pouco imposto no Brasil", diz.

    Segundo ele, os mecanismos para evitar a tributação do imposto de renda aos 27,5% (a taxa mais alta vigente hoje) são muitos. "Por exemplo, um porque eu sei que exista uma medida provisória desde 2013, querendo revisitar isso, mas é a questão da pessoa física brasileira com recursos no exterior poder diferir o imposto de renda dos seus rendimentos no exterior, até trazê-los de volta para o Brasil."

    FECOMERCIO

    Ao todo, o projeto da Fecomercio publicará 13 entrevistas em vídeo, conduzidas pelo jornalista Adalberto Piotto, que debatem o cenário político-econômico no Brasil e as perspectivas futuras, focando na burocracia e gastos públicos.

    As íntegras das entrevistas ficarão disponíveis no canal da Fecomercio. A Folha irá, semanalmente, divulgar trechos das conversas. Confira o cronograma:

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024