• tvfolha

    Wednesday, 01-May-2024 21:11:38 -03

    Sociedade brasileira demanda demais do Estado, diz professor de Harvard

    DE SÃO PAULO

    05/05/2015 11h11

    A sociedade brasileira tem uma relação esquizofrênica com o Estado e espera demais dele, afirma Filipe Campante, professor de políticas públicas de Harvard, ao destacar que não é correto dizer que o governo é ineficiente.

    Campante é o sétimo convidado do projeto da Fecomercio-SP que investiga o pensamento brasileiro em uma série de entrevistas.

    "O grande problema é o descompasso entre o que se espera dele e o que ele é capaz de atingir. Se você olhar para o Estado brasileiro, não diria que é um Estado tão somente ineficiente, incapaz e incompetente. Tem vários nichos, várias dimensões, nas quais o estado brasileiro é extremamente eficiente", afirma ele.

    Ele dá como exemplo a Receita Federal. "O Brasil consegue arrecadar impostos de uma forma que países do mesmo ou mais desenvolvimento não conseguem. Quer dizer, o Estado brasileiro é extremamente efetivo na hora de arrecadar imposto."

    Campante pondera, porém, o outro lado disso: por que é preciso arrecadar tanto? "Porque o Estado brasileiro gasta enormemente. Por quê? Eu diria que em larga medida porque a sociedade quer que o Estado gaste enormemente. Temos escolhas sociais que são feitas nessa direção", diz ele.

    FECOMERCIO

    Ao todo, o projeto da Fecomercio publicará 13 entrevistas em vídeo, conduzidas pelo jornalista Adalberto Piotto, que debatem o cenário político-econômico no Brasil e as perspectivas futuras, focando na burocracia e gastos públicos.

    As íntegras das entrevistas ficarão disponíveis no canal da Fecomercio. A Folha, semanalmente, divulga trechos das conversas. Confira o cronograma e as entrevistas já publicadas:

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024