• tvfolha

    Saturday, 04-May-2024 19:04:55 -03

    Para economista, governo precisa parar de ver cidadão como paciente

    DE SÃO PAULO

    09/06/2015 02h00

    O excesso de burocracia é um dos principais entraves ao desenvolvimento do Brasil. Um dos reflexos disso é a colocação sempre baixa do país nos rankings de competitividade.

    Segundo o estudo Doing Business, realizado há mais de dez anos pelo Banco Mundial, o Brasil ocupa o 120º lugar, entre 189 economias pesquisadas, quanto à facilidade de se fazer negócio, perdendo para países como a Colômbia.

    No vídeo acima, a economista do Banco Mundial e coordenadora do estudo, Rita Ramalho, destaca as dificuldades enfrentadas pelas empresas brasileiras, desde a abertura até o fechamento. Ela é a décima primeira pessoa convidada do projeto da Fecomercio-SP que investiga o pensamento brasileiro em uma série de entrevistas.

    Para a simplificação do processo, a economista acredita que um dos primeiros passos seria o governo "parar de ver o cidadão como um paciente que precisa ser tratado e passar a vê-lo como um cliente".

    FECOMERCIO

    Ao todo, o projeto da Fecomercio publicará 13 entrevistas em vídeo, conduzidas pelo jornalista Adalberto Piotto, que debatem o cenário político-econômico no Brasil e as perspectivas futuras, focando na burocracia e gastos públicos.

    As íntegras das entrevistas ficarão disponíveis no canal da Fecomercio. A Folha, semanalmente, divulga trechos das conversas. Confira o cronograma e as entrevistas já publicadas:

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024