• Mundo

    Wednesday, 24-Apr-2024 04:31:30 -03

    Veja perfil de Sarah Palin, candidata a vice na chapa republicana

    colaboração para a Folha Online

    atualizado às 15h44

    29/08/2008 12h40

    Nesta sexta-feira, o candidato republicano à Casa Branca, John McCain, surpreendeu jornalistas e eleitores ao anunciar sua escolha para vice-presidente. A governadora do Alasca Sarah Palin não estava entre os nomes mais citados nas apostas americanas, mas pode trazer fortes contrapontos à chapa republicana.

    Sarah é governadora em seu primeiro mandato e uma figura muito popular no Alasca. Com 44 anos, ela faz um contraponto à idade de McCain, que completa 72 anos nesta sexta-feira. Por ser uma figura feminina proeminente, Palin pode trazer também uma boa parcela das eleitoras da ex-pré-candidata democrata Hillary Clinton.

    Nascida em 11 de fevereiro de 1964, em Sandpoint, Idaho, sua família mudou-se para o Alasca no mesmo ano. Protestante, ela indica em sua biografia que se mudou "quando os pais vieram dar aulas em uma escola em Skagway."

    Mark Lyons/Efe
    MEL01 FAIRBORN (ESTADOS UNIDOS) 29/8/2008.- El candidato republicano a la presidencia de los Estados Unidos, John McCain, (i), y la gobernadora por Alaska Sarah Palin durante un acto electoral en la Universidad Estatal de Wright enFairborn, Ohio, EEUU, hoy 29 de agosto de 2008. El aspirante republicano a la Casa Blanca, John McCain, presentó hoy oficialmente a la gobernadora de Alaska, Sarah Palin, como su candidata a la Vicepresidencia, a la que describió como un azote contra la corrupción y el malgasto público. EFE/Mark Lyons
    Sarah Palin discursa pela primeira vez como companheira de chapa de John McCain

    Ela se graduou na escola de Wasilla, em 1982 e recebeu o bacharelado em Ciência. Em seguida, freqüentou a Universidade de Idaho, onde se formou jornalista em, 1987.

    Palin começou sua carreira política no conselho da pequena cidade de Wasilla, no Alasca, para o qual foi eleita duas vezes. Em seguida, ela foi eleita por dois mandatos como prefeita da comunidade tida como uma das mais prósperas do remoto Estado.

    Durante seu mandato como prefeita, ela ganhou popularidade ao reduzir os impostos sobre propriedades e aumentar os serviços públicos. Sob seu comando, Wasilla atraiu novas indústrias que alavancaram a economia local.

    Palin também serviu como presidente da Comissão de Conservação do Petróleo e Gás Natural do Alasca, que regulariza o uso dos recursos que são tidos como os mais valiosos do Estado. Com seu histórico, ela pode ajudar McCain em suas propostas energéticas e no reforço do argumento de que é necessário acabar com a dependência de petróleo estrangeiro.

    Sarah Palin foi nomeada uma das '40 maiores figuras com menos de 40' e 'Pessoa do Ano' pelo governo do Alasca. Recentemente, foi eleita também como membro de honra da Universidade Alasca Pacific.

    A experiência como membro do conselho e prefeita alavancou sua carreira política. Em 2006, ela derrotou o governador Frank Murkowski nas primárias republicanas e o ex-governador democrata Tony Knowles nas eleições gerais.

    Imagem

    Sarah adotou a plataforma da reforma ética durante sua campanha pelo governo do Alasca. Durante sua primeira sessão legislativa, logo após sua eleição para governadora, sua administração conseguiu aprovar uma legislação que ampliava a cobrança ética dos políticos.

    Palin focou seu governo em políticas para uso de recursos energéticos e naturais, principal riqueza do Alasca. Ela ficou conhecida, durante sua breve estada no governo, por apoiar a exploração da reserva nacional Wildlife Refuge, uma posição a qual McCain se opõe, mas muitos republicanos da ala conservadora apóiam.

    Atualmente, Palin é membro da Comissão Interestadual de Petróleo e Gás, um painel multiestadual que 'promove a conservação e a recuperação eficiente de petróleo doméstico e gás natural com a proteção da saúde e segurança do ambiente'.

    Ela foi nomeada também para a Associação Nacional dos Governadores no Comitê de Recursos Naturais. O painel foca em uma legislação que assegure políticas federais que favoreçam prioridades estaduais em agricultura, energia, proteção ao ambiente e gerenciamento de recursos naturais.

    Ela é membro da Associação Nacional do Rifle e passa o tempo livre no Alasca pescando e caçando.

    Representa a ala mais conservadora do partido: é anti-aborto, se opõe ao casamento gay e é a favor da exploração das reservas petrolíferas americanas.

    "Eu não entrei no governo para fazer as coisas fáceis e seguras. Um barco no porto é seguro, mas não é por isso que o navio é construído", disse, em seu primeiro discurso como candidata a vice-presidente.

    Família

    Casada com Todd Palin, que trabalha na indústria do petróleo e é tricampeão de corrida de veículos de neve conhecida como Iron Dog. Eles têm cinco filhos: Track, Bristol, Willow, Piper e Trig, que nasceu em abril deste ano.

    Com apenas quatro meses da gravidez de Trig, Palin descobriu que seu filho teria síndrome de Down. Na época, ela disse à agência de notícias Associated Press que não tinha duvidas sobre ter ou não a criança. "Nós entendemos que cada vida inocente tem um potencial incrível."

    No âmbito pessoal, mantém imagem de esportista como maratonista e treinadora de hóquei. Ela já foi miss em Wasilla e costuma vestir sempre terninhos pretos ou vermelhos para o trabalho.

    Palin fez um ensaio recente para a revista americana de moda, Vogue. "No começo, eles me colocaram em um monte de peles", disse, sobre o ensaio de fotos. "Sim, eu tenho peles em minha parede, mas eu não as uso", continuou, sobre um de seus passatempos favoritos para o tempo livre: caçar.

    Fontes consultadas: site de campanha de Sarah Palin ao governo e site do governo do Alasca

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024