• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 11:53:51 -03

    William e Kate namoram há oito anos e chegaram a romper em 2007

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    29/04/2011 06h02

    O casamento do príncipe William e de Kate Middleton no próximo dia 29 de abril será o ápice de uma história de dez anos, que começou como amizade na universidade e sobreviveu a um rompimento em 2007.

    A primeira coincidência na história do casal ocorreu antes mesmo dos dois se conhecerem. Ambos foram ao Chile entre 2000 e 2001, fazer trabalho voluntário em um período sabático antes da universidade, mas com um mês de diferença.

    Peter Morrison-08.mar.11/AP
    William ao lado da noiva, Kate Middleton; casamento deve ser assistido por 2 bilhões de pessoas
    William ao lado da noiva, Kate Middleton; casamento deve ser assistido por 2 bilhões de pessoas

    Pouco depois, em setembro de 2001, os dois entraram para a prestigiada Universidade de Saint Andrews, na Escócia. Ambos eram alunos do primeiro ano de história da arte.

    Kate já confessou que chegou a "enrubescer". William revelou que quando a conheceu, "logo soube que havia algo de muito especial nela".

    A amizade dos dois logo se transformou em romance, mudança em muito atribuída a um desfile beneficente de moda, em março de 2002, no qual Kate vestiu um revelador vestido transparente. William revelou ter ficado impressionado com a beleza da futura noiva.

    Em setembro do mesmo ano, William e Kate se mudam para uma república com mais dois amigos. Em dezembro, os dois já eram um casal, embora mantivessem o relacionamento longe dos holofotes da imprensa.

    REVELAÇÃO

    Em maio de 2003, contudo, o romance é revelado com a publicação das primeiros fotos dos dois namorados, durante férias em uma estação de esqui na Suíça. No mês seguinte, Kate participa se sua primeira cerimônia real, a festa de 21 anos de William no Castelo Windsor.

    Para Robert Jobson, autor de uma biografia do casal, a jovem de 29 anos tem mais personalidade do que se acredita e uma verdadeira influência sobre o príncipe. Aparentemente, foi ela quem convenceu William a continuar os estudos quando ele quis abandonar história da arte.

    Kerry Taylor Auctions/Reuters
    Vestido transparente foi usado por Kate Middleton em 2002 e supostamente teria sido crucial para conquistar William
    Vestido transparente foi usado por Kate em 2002 e supostamente teria sido crucial para conquistar William

    Em 2005, o casal se forma em St Andrews e vai para o Quênia passar as férias em uma reserva.

    Em dezembro do ano seguinte, a presença de Kate na cerimônia de formatura de William na Academia Militar de Sandhurst oficializa a relação.

    A oficialização só amplia o interesse da imprensa e fica cada vez maior o boato de que ela escolheu a Universidade de Saint Andrews com o objetivo de caçar o príncipe. Isso, somado ao fato de nunca ter iniciado uma carreira profissional ao deixar a universidade, valeram à noiva o apelido de "Waity Katy" ("Kate paciente", em uma tradução livre).

    "Creio que é alguém em quem ele tem plena confiança", afirmou Jobson à France Presse. "Deve ser um verdadeiro alívio para ele ter encontrado uma companheira com quem compartilhar sua vida privada e a vida pública também".

    ROMPIMENTO E RETOMADA

    Apesar dos bons momentos juntos, o casal passa por uma separação em abril de 2007. Segundo a imprensa, a carreira militar de William e a publicação de fotografias em que ele aparecia junto a várias mulheres nas festas com seus amigos de Exército foram os responsáveis pelo rompimento.

    "Éramos muito jovens, estávamos na universidade. A gente queria se descobrir", disse uma vez William.

    Kate admitiu, no entanto, que não ficou muito feliz com a separação. Mas enfatizou: "Isso me fez virar uma pessoa mais forte".

    Apenas dois meses depois, Kate e William estavam de volta. Desta vez com o casamento à vista.

    Em 2008, Kate vai a sua primeira cerimônia real formal ao acompanhar William ser declarado cavaleiro da Ordem da Jarreteira.

    O pedido oficial só veio em outubro de 2010, numa reserva do Quênia, depois que William carregou durante vários dias a aliança de compromisso de Diana para presentear Kate.

    O príncipe acabara de terminar sua formação de piloto de helicóptero de busca e resgate e explicou: "Nós dois decidimos que agora era um bom momento".

    William e Kate enfrentam agora o desafio de vencer o mau histórico de relações reais britânicas. A maioria dos casamentos recentes acabou em divórcio, incluindo o dos pais de William, Charles e Diana, que se separaram em 1996.

    ###CRÉDITO###

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024