• Mundo

    Monday, 06-May-2024 07:26:40 -03

    Rebeldes invadem portão do complexo militar de Gaddafi, diz TV

    DE SÃO PAULO

    23/08/2011 09h42

    Os rebeldes oposicionistas da Líbia conseguiram entrar no primeiro portão do complexo militar de Bab Al-Aziziyah, onde fica a residência do ditador Muammar Gaddafi, informa a rede de TV catariana Al Jazeera.

    Mais cedo, o canal de televisão Al Arabiya anunciara que os rebeldes conseguiram cercar o complexo militar, um dos últimos bastiões da resistência de Gaddafi. O canal relatou que os rebeldes líbios atacaram os portões do complexo e estão tentando invadir o local.

    "Os revolucionários estão tentando entrar pelo Portão Velho no lado oeste. Se conseguirem, o combate passará para a parte de dentro do complexo", afirmou Muftah Ahmad Othman, combatente em Trípoli, ao canal de televisão.

    Até o momento, não há confirmação por parte do regime ou mesmo dos rebeldes sobre a invasão do complexo.

    A rede britânica Sky TV também divulgou que fumaça era vista saindo do complexo depois de um ataque aéreo da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A aliança, contudo, não confirmou o ataque e nega que esteja dando apoio aéreo aos rebeldes.

    Um porta-voz dos rebeldes disse à Al Jazeera mais cedo que os confrontos ocorrem em diversas áreas da capital, embora os mais violentos sejam justamente no complexo de Bab al-Azizia.

    A agência de notícias France Presse, que tem um correspondente na cidade, relata confrontos com artilharia pesada e foguetes ao redor de Bab al-Aziziya, que desde a véspera é alvo de uma grande ofensiva rebelde. A agência diz que os rebeldes líbios iniciaram um grande ataque contra a residência do ditador, sem mais detalhes.

    Também era possível ouvir confrontos pesados perto do Hotel Rixos, onde estão jornalistas estrangeiros em Trípoli.

    O representante do Conselho Nacional Rebelde em Londres, Guma al Gamaty, disse que 2.000 rebeldes invadiram a linha de forças do regime em Zlitan e chegaram em Trípoli na noite de segunda-feira.

    "Eles devem fazer a diferença", disse.

    As forças rebeldes avançam também no leste do país, fora da capital. Segundo a Al Jazeera, os rebeldes controlaram o porto de exportação de petróleo de Ras Lanuf e agora avançam rumo a Bin Jawad.

    O correspondente do canal de TV na Líbia disse ainda que as tropas de Gaddafi estão recuando da cidade natal do ditador, Sirte, no que seria uma conquista muito simbólica para os oposicionistas.

    ESTÁ BEM

    Para aumentar ainda mais a tensão no país, Seif al-Islam, influente filho de Kadhafi, reapareceu na madrugada desta terça-feira para desmentir sua prisão e reforçar a sensação de grande confusão que reina em Trípoli, controlada em sua maior parte pelos rebeldes, que proclamaram o fim da era Gaddafi.

    "Estou aqui para desmentir as mentiras", declarou Seif al-Islam aos jornalistas estrangeiros no perímetro de Bab al-Aziziya, em referência ao anúncio de sua detenção.

    "Trípoli esta sob nosso controle. Todo mundo pode ficar tranquilo. Tudo está bem em Trípoli", disse Seif, apresentado como sucessor e porta-voz oficioso do regime, cercado por dezenas de simpatizantes.

    Paul Hackett-22.ago.11/Reuters
    Seif Al-Islam reaparece para dizer que o ditador Muammar Gaddafi está a salvo; clique e veja vídeo
    Seif Al-Islam reaparece para dizer que o ditador Muammar Gaddafi está a salvo; clique e veja vídeo

    Seif al-Islam afirmou ainda que as forças leais ao regime infligiram "elevadas perdas hoje (segunda-feira) aos rebeldes que assaltavam" o complexo de Bab al-Aziziya.

    O procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), o argentino Luis Moreno Ocampo, havia confirmado horas antes que recebera informações confidenciais segundo as quais Seif al-Islam, objeto de uma ordem de prisão da corte por crimes contra a humanidade cometidos na Líbia, havia sido detido pelos rebeldes. Mas nesta terça-feira, o porta-voz do TPI afirmou que o tribunal nunca recebeu uma confirmação sobre a detenção de Seif al-Islam.

    "Depois do anúncio de ontem, nos comunicamos com o Conselho Nacional de Transição (CNT) para obter a confirmação da detenção, mas jamais recebemos por parte do CNT", declarou à AFP o porta-voz Fadi el-Abdallah.

    O presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mustafah Abdel Jalil, também afirmara na segunda-feira ter recebido informações seguras sobre a detenção de Seif al-Islam.

    Mohamed Kadhafi, outro filho do ditador que também teve a prisão anunciada no domingo pelos rebeldes, conseguiu escapar, de acordo com fontes rebeldes em Benghazi.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024