• Mundo

    Wednesday, 01-May-2024 05:46:21 -03

    Ortega é reeleito com 62,6% na Nicarágua, aponta resultado oficial

    DA FRANCE PRESSE, EM MANÁGUA

    07/11/2011 19h07

    O presidente sandinista, Daniel Ortega, foi reeleito na Nicarágua com 62,6% dos votos, anunciou nesta segunda-feira o CSE (Conselho Supremo Eleitoral).

    "Quero felicitar o presidente" Ortega, disse o titular do CSE, Roberto Rivas. Depois de contados os votos de pouco mais de 85% das seções eleitorais, o líder sandinista supera os 62%, contra quase 31% dados ao empresário liberal Fabio Gadea, informou.

    Momentos antes, Gadea, de 79 anos, afirmou que não podia "aceitar os resultados apresentados pelo Conselho Supremo Eleitoral porque não refletiam a vontade do povo".

    As eleições foram "um exercício un cuidadosamente planejado para alterar a vontade popular, o que lança fortes suspeitas de que estivemos diante de uma encenação de fraude de proporções inauditas", disse Gadea, ao ler mensagem ao país.

    A jornada, para a qual foram chamados 3,4 milhões de eleitores, foi marcada por denúncias de irregularidades e incidentes, com confrontos entre opositores e sandinistas em Manágua, no norte do país, com vários feridos e detidos, além da queima de urnas.

    As missões da Organização de Estados Americanos (OEA) e da União Europeia (UE) denunciaram "obstáculos" a seu trabalho por parte do CSE --integrado, em maioria, por funcionários ligados ao sandinismo--, e "fraudes", mas ainda não divulgaram a avaliação final das eleições.

    Ortega, que governou durante a década de 80 e retornou ao poder em 2007, não aparece em público desde que depositou seu voto, mas sua mulher e chefe de campanha, Rosario Murillo, proclamou-o vencedor na noite deste domingo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024