• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 17:32:48 -03

    Na Colômbia, Farc anunciam novo líder após morte de Alfonso Cano

    DA FRANCE PRESSE, EM BOGOTÁ

    15/11/2011 18h18

    A guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) escolheu Timoleón Jiménez, também conhecido por "Timochenko"', para substituir Alfonso Cano na chefia da organização, informaram nesta terça-feira vários meios de comunicação locais.

    "O camarada Timoleón Jiménez, com o voto unânime de seus companheiros do Secretariado (cúpula das Farc), foi designado no dia 5 de novembro o novo comandante das Farc-EP", indica um comunicado publicado no site do jornal "El Tiempo", de Bogotá.

    "Está garantida assim a continuidade do Plano Estratégico para a tomada do poder pelo povo".

    Alfonso Cano, cujo nome verdadeiro era Guillermo León Sáenz Vargas, foi morto por tropas do Exército colombiano no dia 4 de novembro passado, em uma operação nas selvas do departamento de Cauca.

    Cano era o substituto do chefe e fundador das Farc, Manuel Marulanda (Tirofijo), que morreu de um ataque do coração em março de 2008.

    Timochenko era, até o momento, comandante do Bloco Magdalena Medio das Farc, com cerca de 800 guerrilheiros sob seu comando. Médico de profissão, é considerado um líder forte da ala militar e um especialista em inteligência.

    As Farc são a mais antiga guerrilha da América Latina, com 47 anos de luta armada. No momento, tem entre 8.000 e 9.000 combatentes, segundo o ministério colombiano da Defesa.

    A sucessão de Cano estava entre Timochenko e Luciano Marín, também conhecido por Iván Márquez, comandante do Bloco do Caribe das Farc.

    Os outros integrantes da cúpula da Farc são Mauricio Jaramillo, dirigente do Bloco Jorge Briceño; Pablo Catatumbo, chefe do comando conjunto para o Ocidente; Milton Toncel ('Joaquín Gómez'), comandante do Bloco Sul; e Félix Antonio Muñoz ('Pastor Alape').

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024