• Mundo

    Friday, 03-May-2024 17:31:07 -03

    Sally Ride, primeira astronauta dos EUA, morre aos 61 anos

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    23/07/2012 21h10

    Primeira astronauta americana a viajar ao espaço, Sally Ride morreu nesta segunda-feira, aos 61 anos de idade, em decorrência de complicações causadas por um câncer pancreático. A informação é da organização Sally Ride Science, que presidia, em San Diego, na Califórnia.

    Ride, formada em física e letras pela Universidade de Stanford, começou uma nova era para as mulheres norte-americanas em 1983 quando, aos 32 anos, ela e quatro tripulantes foram ao espaço com a nave Challenger.

    A astronauta voltou ao espaço para uma segunda missão no ano seguinte e deveria fazer uma terceira viagem, que foi suspensa após o acidente com a Challenger, em 1986. Ride se aposentou em 1987.

    "Sally Ride quebrou barreiras com graça e profissionalismo e, literalmente, mudou a cara do programa espacial da América", disse o administrador da Nasa, Charles Bolden, um ex-astronauta, em comunicado. "Ela fará falta, mas sua estrela sempre vai brilhar intensamente".

    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a considerou "uma heroína nacional e um grande modelo", que "inspirou gerações de jovens meninas a chegar às estrelas".

    "A vida de Sally nos mostrou que não há limites que não possamos alcançar e não tenho dúvidas de que seu legado se estenderá", acrescentou o presidente ao expressar seus pêsames aos familiares e amigos de Ride.

    Em 1989, virou professora na Universidade de Stanford. Seu interesse por educação foi estendido a alunos mais jovens, especialmente para mulheres, com a organização Sally Ride Science, em San Diego.

    ANÚNCIO

    Ride fez sua solicitação para ser astronauta na agência espacial americana, a Nasa, em 1977, depois de ver um anúncio no jornal estudantil de sua universidade. Era a primeira vez que a Nasa permitia a inscrição de civis ou de mulheres.

    A astronauta foi uma das 35 pessoas, entre elas seis mulheres, que foram escolhidas entre os 8.000 candidatos ao posto.

    Sally Ride foi a terceira mulher a ir ao espaço na história. A primeira foi a cosmonauta russa Valentina Tereshkova, em 1963, seguida pela também russa Svletlana Saviskaya, em 1982.

    jun.83/France Presse
    Sally Ride, em missão de 1983 na nave Challenger; astronauta morreu nesta segunda aos 61 anos
    Sally Ride, em missão de 1983 na nave Challenger; astronauta morreu nesta segunda aos 61 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024