• Mundo

    Wednesday, 26-Jun-2024 12:53:42 -03

    Obama nomeará Jacob Lew secretário do Tesouro, dizem jornais

    DE SÃO PAULO

    09/01/2013 16h38

    Barack Obama deverá nomear, na próxima quinta (10), Jacob Lew, seu atual chefe de gabinete, como o novo secretário do Tesouro, segundo a imprensa americana.

    Lew substituiria Timothy Geithner, o assessor econômico há mais tempo no cargo ao longo do governo de Obama, que deve deixar suas funções até o final do mês, quando se inicia o segundo mandato do democrata.

    Tendo passagens pela administração Obama como diretor do Orçamento, Lew exerceu a mesma função durante a passagem de Bill Clinton pela Casa Branca e tem negociado acordos sobre impostos e gastos públicos com a bancada republicana desde os anos 80.

    Embora seja menos experiente que Geithner em economia internacional e finanças internacionais, o possível novo secretário do Tesouro é muito mais familiar com política fiscal e negociação com o Congresso. Espera-se, em 2013, uma disputa entre democratas e republicanos pelo aumento do teto da dívida pública e por uma possível suspensão do corte de gastos que deve entrar em vigor no início de março.

    A profunda cisão das bancadas no Congresso também foi vista em 2012, quando um acordo para evitar o chamado abismo fiscal só foi costurado na véspera da data-limite para sua implantação.

    A confirmação de Lew em seu novo posto causaria um vácuo na chefia de gabinete da Casa Branca, cargo bastante instável, já que Obama teria de nomear o quinto nome para ele desde quando assumiu a Presidência. Segundo o "New York Times", o favorito seria Denis McDonough, atualmente vice-conselheiro de segurança nacional da Casa Branca.

    NOVOS NOMES

    O segundo mantado de Obama já começa com grandes mudanças em seus quadros, começando pela Secretaria de Estado, na qual Hillary Clinton dará lugar ao senador John Kerry.

    Nesta semana, o presidente indicou o republicano Chuck Hagel como próximo secretário de Defesa, e o atual assessor de contraterrorismo, John Brennan, como diretor da CIA --em substituição a David Petraeus, que se viu obrigado a renunciar após ter sido envolvido em um escândalo extraconjugal.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024