• Mundo

    Monday, 24-Jun-2024 09:42:56 -03

    Rússia inaugura submarino nuclear

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    10/01/2013 21h24

    A Rússia inaugurou nesta quinta-feira (10) o submarino nuclear Yuri Dolgoruky. A embarcação é a primeira de uma nova classe de submarinos que vai substituir antigas embarcações soviéticas.

    O presidente russo. Vladmir Putin, conversou com o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, por chamada em conferência --o ministro estava a bordo do submarino de 170 metros, projetado para transportar 16 mísseis balísticos intercontinentais Bulava. Putin prometeu fortalecer ainda mais a Marinha nacional.

    Segundo Putin, o governo reservou 4 trilhões de rublos (US$ 132 bilhões) até 2020 para modernizar as forças navais.

    Em visita a base naval de Severomorsk, no mar de Barents, Putin disse que o desenvolvimento de uma Marinha poderosa e eficaz é uma das prioridades da Rússia. "Só vamos aumentar o ritmo, a renovação e o desenvolvimento da frota".

    Ele reiterou os planos para colocar em funcionamento oito submarinos Borei --projetados para lançar mísseis intercontinentais-- além de oito submarinos do tipo Yasen, menores, mas também movidos a energia nuclear.

    Putin, que tomou posse em maio para um mandato de seis anos, tem enfatizado que a Rússia considera as armas nucleares como uma fonte importante de segurança. Segundo o líder russo, o país continuará reconstruindo seu poderio naval após o período de encolhimento que se seguiu ao colapso soviético, em 1991.

    O submarino Yuri Dolgoruky estava sendo construído desde 1996. Além dele, outra embarcação similar está em fase de testes e duas outras estão sendo construídas.

    Segundo o almirante Viktor Chirkov, comandante da Marinha russa, disse que o Yuri Dolgoruky deve estar pronto para combates no começo de 2014, após uma série de exercícios, segundo a agência estatal de notícias RIA.

    Em 2010, Rússia e Estados Unidos firmaram um importante tratado que estabelece limites mais rigorosos para o tamanho dos arsenais nucleares de longo alcance acumulados durante a Guerra Fria.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024