• Mundo

    Tuesday, 07-May-2024 09:43:48 -03

    Série "Os Bórgias" estreia na TV italiana e gera reclamações

    DOS ENVIADOS A ROMA

    04/03/2013 04h02

    Não bastassem as polêmicas sobre casos de pedofilia e suspeitas de corrupção envolvendo o Vaticano, a comunidade católica italiana tem uma nova dor de cabeça.

    Estreou neste fim de semana no canal italiano La7 o seriado de TV americano "Os Bórgias", que conta a história da controvertida família de origem espanhola que fazia parte da cúpula da Igreja Católica durante a Renascença.

    A série foca o período do papa Alexandre 6º (Rodrigo Bórgia, que viveu entre os séculos 15 e 16), repleto de relações promíscuas e corruptas.

    A decisão de iniciar a transmissão do programa não tem a ver com a crise atual do Vaticano, segundo o canal. De qualquer forma, a Associação de Telespectadores Católicos da Itália enviou um pedido formal à emissora para que cancelasse a programação ou, ao menos, adiasse a estreia.

    O presidente da associação, Luca Borgomeo, argumenta que não é prudente o lançamento da série neste momento vivido pela igreja.

    Em entrevista ao jornal "Corriere della Sera", ele disse: "Os crentes são capazes de fazer as devidas distinções com a situação atual, mas os não crentes ou aqueles que têm uma cultura religiosa aproximativa talvez não".

    Em meio à polêmica, um artigo que saiu na publicação "Avvenire" descreve "Os Bórgias" como "um pastelão de sangue e sexo com os típicos lugares-comuns, em parte puramente caluniosos".

    O canal La7, conhecido na Itália por sua independência, manteve a programação.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024