• Mundo

    Friday, 19-Apr-2024 14:47:02 -03

    Venezuela confirma Maduro como presidente e rejeita recontagem

    FLÁVIA MARREIRO
    ENVIADA ESPECIAL A CARACAS
    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    15/04/2013 19h01

    A presidente do CNE (Conselho Nacional Eleitoral) da Venezuela, Tibisay Lucena, proclamou nesta segunda-feira Nicolás Maduro, 50, como presidente eleito do país e rejeitou a petição do candidato derrotado Henrique Capriles de recontagem manual dos votos da eleição deste domingo.

    Na ata de proclamação, Lucena leu os resultados do CNE: Maduro obteve 50,75% dos votos, contra 48,97% de Capriles.

    Governo brasileiro considera legítimo o resultado das eleições venezuelanas
    Análise: Populismo de esquerda está em xeque
    Saiba como foi a votação do chavismo nas últimas eleições
    Confira a evolução da Venezuela, antes e depois do chavismo
    Eleição na Venezuela é destaque no microblog

    Pesquisas anteriores à eleição indicavam que Maduro, herdeiro político do ex-presidente Hugo Chávez, venceria Capriles por 15 a 20 pontos percentuais. Em outubro do ano passado, Capriles perdeu as eleições presidenciais frente a Chávez por 11 pontos percentuais.

    A presidente do CNE instou Capriles a buscar as instâncias legais para reclamar dos resultados das urnas, citando que a Venezuela é um Estado de Direito.

    "Não será o acosso, a ameaça ou amedrontamento as vias para conseguir coisas no Poder Eleitoral", disse ela ao opositor, que convocou um panelaço para esta noite e protestos nesta terça e quarta-feira caso suas exigências não fosse atendidas.

    Na Venezuela, o Supremo Tribunal de Justiça é alinhado ao governo --seus integrantes foram indicados pela maioria chavista da Assembleia Nacional.

    A cúpula do CNE, formada por cinco pessoas, também é alinhada ao governo, com exceção de Vicente Díaz, ligado à oposição. Díaz, que defendia a recontagem, não participou da proclamação de Maduro

    DILMA

    Em telefonema ao presidente eleito da Venezuela, Nicolás Maduro, na tarde desta segunda-feira (15), a presidente Dilma Rousseff afirmou "estar pronta a trabalhar com o novo governo".

    Dilma, segundo a Presidência, "manifestou sua satisfação com o clima de normalidade da votação".

    Na conversa por telefone, Maduro reconheceu que a disputa foi acirrada, mas demonstrou "a vitalidade das instituições e da democracia venezuelana, com alto grau de participação do eleitorado".

    A Presidência não precisou a hora da ligação. Informou apenas que foi feita antes de Dilma embarcar para Belo Horizonte no final da tarde desta segunda. Maduro citou a ligação e as palavras da chefe de Estado brasileira em seu discurso durante a proclamação, no CNE, como presidente eleito.

    DISTÚRBIOS

    Enquanto a cerimônia ocorria, moradores do leste rico de Caracas, uma base antichavista, promoviam um panelaço, sem esperar a hora indicada por Capriles.

    Segundo a agência de notícias Associated Press, milhares de estudantes entraram em confronto em Caracas com a Guarda Nacional, que disparou gás lacrimogêneo e balas de borracha contra os manifestantes. Os estudantes atiraram pedras e pedaços de concreto contra a polícia.

    Com informações de FERNANDA ODILLA, de Brasília.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024