• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 10:29:07 -03

    Paquistão elegerá premiê sob crise e com ameaças de radicais

    SAMY ADGHIRNI
    DE TEERÃ

    11/05/2013 03h20

    Uma ingrata missão aguarda o vencedor das eleições parlamentares de hoje no Paquistão.

    O próximo premiê herda um país devastado por infraestrutura precária, corrupção e extremismo sectário.

    Num reflexo do caos, a campanha foi tida como a mais sangrenta da história.

    Danilo Bandeira/Editoria de arte/Folhapress

    Houve ao menos 110 mortos desde abril em atentados atribuídos ao Taleban e outros grupos radicais, que ameaçam manter o banho de sangue por ver na democracia um "sistema de infiéis."

    Há três dias, homens armados sequestraram um filho do ex-premiê Yousuf Raza Gilani (2008-2012) durante um comício governista no interior.

    Se as pesquisas estiverem certas, o favorito para assumir a tarefa é Nawaz Sharif, conservador que já foi duas vezes premiê. Na mais recente, foi expulso do poder por um golpe militar, em 1999.

    Num país de líderes autoritários, Sharif quer protagonizar a primeira transição de dois governos democraticamente eleitos desde a fundação do Estado, há 66 anos.

    Ele garante não guardar mágoa das Forças Armadas, que controlam a bomba nuclear do país e orquestram uma política externa pressionada pela tensão com a também nuclearizada Índia e pelo desconfortável alinhamento aos EUA no Afeganistão.

    Sharif promete conversar tanto com o Exército quanto com os insurgentes para conter a violência.

    Especula-se que ele tenha costurado um acordo com o Taleban, já que sua campanha foi poupada de ataques.

    Capitalizando a imagem de bem sucedido empresário, Sharif diz que vai pôr fim aos constantes blecautes que afetam o dia a dia da população e paralisam a indústria.

    COALIZÃO

    As mesmas pesquisas que dão Sharif como favorito também preveem que seu partido, o islâmico PML, não terá maioria na Assembleia.

    Entre os concorrentes mais cotados para uma possível aliança está um nacionalista que várias vezes roubou a cena na campanha: Imran Khan, ex-astro do críquete, esporte mais popular no país.

    Espécie de Pelé local, Khan tem apelo populista pela promessa de selar a paz com o Taleban e afastar o Paquistão da influência americana.

    Sua campanha voltou a ganhar força depois que ele se feriu ao cair de um palanque, na semana passada.

    A crise no país deve reservar ao partido governista, o secular PPP, uma severa derrota. A sigla triunfou em 2008 ao se beneficiar da comoção criada pelo assassinato, no ano anterior, de sua principal figura: a ex-premiê Benazir Bhutto. Mas a maioria dos paquistaneses está descontente com a gestão do país.

    Segundo escreveu o analista Anatol Lieven no "Financial Times", a consolidação da democracia no Paquistão está em jogo. "Se a vida dos paquistaneses não melhorar nos próximos anos, há um risco de retorno a soluções autoritárias", disse.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024