• Mundo

    Sunday, 19-May-2024 12:04:48 -03

    Canadá homenageia vítimas de tragédia ferroviária

    DA AFP

    13/07/2013 19h49

    O Canadá realizou neste sábado (13) várias cerimônias em memória dos prováveis 50 mortos do acidente ferroviário ocorrido há uma semana na cidade de Lac-Mégantic, em Quebec.

    Os sinos da igreja de Saint-Agnès, em Lac-Mégantic, dobraram 50 vezes às 14h locais (11h no horário de Brasília) deste sábado para lembrar as vítimas fatais da tragédia.

    Número de mortos em acidente ferroviário no Canadá sobe para 33
    Moradores afetados por acidente de trem voltam para casa

    Na noite de sexta-feira (12), cerca de cem pessoas se reuniram segurando velas na entrada da Igreja de Sainte-Agnès, de onde se pode ver o centro da cidade em ruínas.

    Em Montreal, cerca de 200 pessoas se reuniram na Basílica de Notre-Dame.

    "Eu vim para apoiar as pessoas que estão de luto. As coisas materiais podem ser compradas ou reconstruídas, mas as vidas humanas que se perderam lá, é uma loucura, é uma loucura", disse Nathalie Bolduc.

    Em Boucherville, 18 km a leste de Montreal, cerca de cem pessoas caminharam com velas nas mãos por uma ferrovia.

    "É, acima de tudo, um sentimento de solidariedade, porque o que aconteceu em Lac-Mégantic poderia ter ocorrido em qualquer outro lugar", declarou o prefeito interino de Montreal, Laurent Blanchard.

    As homenagens ocorreram em vários pontos do país, da província de Ontario a Ottawa e Toronto, passando por Manitoba.

    Um trem com 72 vagões-tanque contendo toneladas de petróleo cada, descarrilou na pequena localidade turística de Lac-Mégantic, 250 km a leste de Montreal, em Quebec, causando uma enorme explosão que devastou o centro da cidade.

    A Cruz Vermelha anunciou ter arrecadado mais de 3,3 milhões de dólares em doações com material de emergência, de comida a artigos de primeira necessidade.

    O Exército da Salvação recebeu quatro toneladas de alimentos para ajudar os habitantes que perderam suas casas na catástrofe.

    O Bureau de Segurança nos Transportes do Canadá (BST) qualificou o acidente como "a pior tragédia ferroviária da história" do país.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024