• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 05:42:27 -03

    Ataque contra base militar dos EUA no Afeganistão causa morte de 3 talebans

    DA EFE

    02/09/2013 06h25

    Um ataque contra uma base militar americana e afegã na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, causou a morte de três talebans nesta segunda-feira, informaram à agência Efe fontes oficiais.

    Os insurgentes provocaram várias explosões durante a madrugada em uma base próxima à passagem de Torkham, na fronteira com o Paquistão, e houve um enfrentamento entre os talibãs e as forças de segurança, disse o porta-voz da polícia de Nangarhar, Hazrat Hussain Mashriqiwal.

    A fonte afirmou que no ataque morreram os três talebans responsáveis pelo ataque e que não houve baixas entre a população civil, nem entre as forças de segurança afegãs.

    Por outro lado, a missão da Otan no Afeganistão (Isaf) informou que não ocorreram baixas entre suas forças.

    "A Isaf não sofreu nenhuma baixa neste ataque", disse à Efe um porta-voz da coalizão internacional.

    Os talibãs reivindicaram a responsabilidade pelo ataque.

    "Após várias explosões, os talebans lançaram um ataque direto em massa, o que provocou a morte de um grande número de tropas", disse o porta-voz da insurgência Zabiullah Mujahid à agência local AIP.

    Os ataques suicidas e coordenados aumentaram de frequência nos últimos meses com atentados como o ocorrido na semana passada contra escritórios estrangeiros de desenvolvimento no sudeste do país, no qual 29 pessoas morreram e 62 ficaram feridas.

    A retirada da Otan será concluída em 2014, se forem cumpridos os prazos previstos, mas a comunidade internacional pretende manter certa presença militar em solo afegão para além desse período, devido à insegurança no país.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024