• Mundo

    Thursday, 16-May-2024 22:54:19 -03

    Ariel Sharon está em condição crítica e corre risco de morte, diz médico

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    02/01/2014 08h20

    O ex-primeiro-ministro de Israel Ariel Sharon está em condição crítica e corre risco de morte, informou nesta quinta-feira o diretor do hospital Tel Hashomer, Zeev Rotstein. Ele está na unidade de saúde desde 2006, em estado de coma provocado por um acidente vascular cerebral.

    Em entrevista, o médico afirmou que piorou o funcionamento de diversos órgãos vitais nos últimos dias, mas não deu detalhes. "Não sou profeta, mas a sensação dos médicos e da família é que ele piorou e que essa piora foi muito séria. Definimos sua condição como crítica, e há uma ameaça definitiva a sua vida".

    Na quarta (1º), a rádio militar de Israel havia informado que Sharon passou a sofrer graves problemas renais após uma intervenção cirúrgica. O ex-chefe de governo está internado no hospital desde 4 de janeiro de 2006 e desde então está em coma, já que seus filhos decidiram mantê-lo vivo com a ajuda de aparelhos.

    Em 2013, uma ressonância magnética mostrou que ele ainda tinha atividade cerebral, apesar do estado vegetativo. Os médicos descobriram que ele reagia ao ver fotos de sua família e de sua casa, mas que continuava sem a capacidade de mover os músculos.

    Ex-general, Sharon se converteu no primeiro-ministro em 2001. Em 2003, foi novamente eleito para o cargo. Depois de ter sido um fervoroso partidário da colonização dos territórios palestinos, em 2005 organizou a retirada israelense da Faixa de Gaza e o desmantelamento das colônias instaladas nessa região.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024